Teresina recebe prioridade no Programa Brasil Saudável; saiba como irá funcionar

Com a assinatura de decreto realizada presidente Luís Inácio Lula da Silva, e pela ministra da saúde Nísia Trindade, o projeto Brasil Saudável foi lançado na última quarta-feira (08/02).

Com o objetivo de combater doenças determinadas socialmente, o projeto terá Teresina como uma das prioridades. Além da capital piauiense, outras 175 cidades terão atenção redobrada.

Apresentação do programa Brasil Saudável (Foto: Mayara Souto/CB/DA.Press)

As doenças determinadas socialmente são doenças que acabam por afetar de forma mais severa pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, causadas pela situação econômica, ambiental e social, como por exemplo a esquistossomose, conhecida popularmente como “xistose” ou “barriga d’água”, que é uma infecção adquirida quando um indivíduo entra em contato com água doce onde existam caramujos com parasitas infectados.

Em um caso como esse a disponibilização de uma água de qualidade seria crucial para o combate, podendo no mínimo reduzir os casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2017 e 2021, essas enfermidades foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A meta é que a maioria das doenças sejam eliminadas como problema de saúde pública: malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV).

Com a iniciativa, o país estabelece um marco internacional, em conjunto com a OMS, à iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a eliminação de doenças nas Américas e às metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Por Arthur Cavalcante, estágio sob supervisão

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies