Connect with us

Piauí

TCE-PI reelege Kennedy Barros como presidente para o biênio 2025-2026

Durante a Sessão Especial, o TCE-PI também definiu os novos membros da diretoria para o próximo biênio. Confira a lista completa:

Published

on

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) reelegeu por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (17), o conselheiro Joaquim Kennedy Barros como presidente da Corte de Contas para o biênio 2025-2026. Esta será a terceira vez que Barros assume a presidência do órgão.

Durante a sua reeleição, Kennedy Barros fez um balanço de sua gestão nos últimos dois anos, destacando o acompanhamento de políticas públicas como uma das prioridades. “No primeiro contexto dessa gestão, investimos muito no acompanhamento de políticas públicas, e temos números que comprovam que isso foi positivo, reduzindo o número de danos causados ao erário. O Tribunal, ao agir assim, vai impedir que esses erros aconteçam em grande proporção”, afirmou o presidente.

Vice-presidente eleito

O conselheiro Kleber Eulálio foi eleito vice-presidente do TCE-PI. Em seu discurso, destacou a importância da atuação preventiva do órgão. “O papel do TCE não é apenas encontrar falhas na administração pública, mas evitar que erros aconteçam. Não adianta analisarmos contas de um prefeito de dois ou três anos atrás e apontar o que ele errou. Mais importante é estarmos ao lado dele, evitando que ele cometa esses erros”, afirmou Eulálio.

Nova diretoria

Durante a Sessão Especial, o TCE-PI também definiu os novos membros da diretoria para o próximo biênio. Confira a lista completa:

  • Presidente: Kennedy Barros
  • Vice-Presidente: Kleber Eulálio
  • Corregedora: Lílian Martins
  • Ouvidor: Abelardo Pio Vilanova
  • Controladora Interna: Flora Izabel
  • Presidente da 1ª Câmara: Rejane Dias
  • Presidente da 2ª Câmara: Waltânia Alvarenga
  • Auxiliar da Presidência: Jailson Campelo
  • Auxiliar da Corregedoria: Jackson Veras
  • Auxiliar da Ouvidoria: Delano Câmara
  • Auxiliar da Controladoria: Allyson Araújo
  • Diretor-Geral da Escola de Gestão e Controle: Flora Izabel
  • Diretora-Executiva da EGC: Valéria dos Santos Leal

Perfil do presidente

Joaquim Kennedy Nogueira Barros ingressou como conselheiro do TCE-PI em 2002. Ele já ocupou diversos cargos na instituição, como Corregedor (2003-2004), Vice-Presidente (2009-2010), Presidente (2011-2012), Controlador (2013-2014), Ouvidor (2015-2016) e Presidente da Segunda Câmara (2019-2020). Atualmente, exerce a função de Corregedor-Geral.

Esporte

Zundão dos Binhas conquista o bicampeonato do Campeonato Rural de União (PI)

Published

on

Em uma final emocionante realizada neste sábado (12), o Zundão dos Binhas sagrou-se bicampeão do Campeonato Unionense Rural ao vencer a equipe da Pedra de Fogo nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. A decisão aconteceu no Estádio Municipal de União, no Piauí, e foi marcada por fortes emoções do início ao fim.

Apesar do equilíbrio em campo, a partida terminou empatada no tempo regulamentar, levando a disputa para os pênaltis. Com mais sangue frio nas cobranças, o Zundão venceu por 4 a 3, garantindo o segundo título da competição em sua história.

A derrota foi especialmente amarga para a Pedra de Fogo, que mais uma vez chegou perto do título, mas viu o sonho escapar pelos dedos. O time já havia perdido a final de 2015 — também para o Zundão dos Binhas — e voltou a bater na trave em 2025. O lance mais dramático da decisão foi protagonizado pelo camisa 10 Skilo, principal jogador da Pedra de Fogo, que desperdiçou o pênalti decisivo e acabou selando a derrota de sua equipe.

Veja o vídeo

Com a vitória, o Zundão dos Binhas entra para a história do futebol rural unionense como uma das equipes mais tradicionais da competição. Já a Pedra de Fogo terá que esperar mais um ano para tentar, enfim, conquistar o tão sonhado troféu.

Continue Reading

Piauí

Prof. David Soares é oficialmente Vereador de União, PI

Published

on

União, PI – Nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, o Professor David Soares foi oficialmente empossado como vereador do município de União, no Piauí. Aos 28 anos, David assume a cadeira na Câmara Municipal após a nomeação do vereador eleito Bruno Marinho para o cargo de Secretário de Finanças do município.

David Soares conquistou 654 votos nas eleições municipais de 2024, ficando como primeiro suplente na chapa do Partido Progressista (PP). Com a saída de Bruno Marinho, David assumiu a vaga de forma legítima, com votos obtidos por mérito próprio, passando agora a representar o povo de União na casa legislativa.

Filho do Professor David Medeiros e da Professora Carmem Teresa, David destacou em seu discurso de posse o compromisso com a população unionense. Emocionado, agradeceu aos eleitores, amigos e familiares que o apoiaram em sua caminhada até a vereança. “Juro representar com responsabilidade a população de União e honrar a confiança que me foi depositada nas urnas”, declarou o novo vereador.

A posse de David Soares representa uma renovação no cenário político local, com a promessa de uma atuação comprometida com a educação, juventude e o desenvolvimento do município.

Confira mais imagens:

Continue Reading

Educação

Esporte e Cidadania: Projetos “Templários” e “Semeando Cidadania” Realizam Evento Esportivo em União, PI

Published

on

Na manhã desta sexta-feira (15/03), o Residencial Santa Helena, em União, PI, foi palco de um grande evento esportivo promovido pelo Projeto Templários, da Associação dos Moradores do Residencial Santa Helena e Adjacências, e pelo Projeto Semeando Cidadania, de Lagoa Alegre. O evento reuniu jovens atletas das categorias sub-11 e sub-13 para dois jogos de futebol society, reforçando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação cidadã.

Video:

Os projetos, além de ensinar os fundamentos do futebol, têm como pilares a transmissão de valores como honestidade, respeito, tolerância, equidade, inclusão, justiça e cooperação. O Projeto Templários nasceu dentro do Residencial Santa Helena e está em fase inicial, buscando apoio para expandir suas atividades para outros bairros e a zona rural de União. Já o Projeto Semeando Cidadania, criado pelo Policial Federal Penal Alfredo Alcântara e seu irmão Edilson Alcântara, atua há mais tempo no Povoado Malhada Vermelha, em Lagoa Alegre, com o objetivo de conscientizar jovens sobre os perigos do crime e a importância do esporte e da educação para um futuro digno.

Durante o evento, além das partidas, os atletas participaram de uma confraternização com lanches e receberam bolas de brinquedo e petiscos. Os organizadores ressaltaram que a educação é um dos pilares dos projetos, exigindo dos participantes frequência e bom desempenho escolar para integrarem as equipes.

O sucesso do evento reafirma o compromisso dessas iniciativas em transformar vidas através do esporte e da educação, mostrando que, com apoio e dedicação, é possível construir um futuro melhor para a juventude piauiense.

Confira Imagens do Evento:

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de União, PI.

Continue Reading

Educação

Piauí tem menor taxa de instrução do país, aponta Censo do IBGE

O levantamento, divulgado na última quarta-feira (26), revela que, em 2022, 49,1% dessa parcela da população – aproximadamente 1 milhão de pessoas – não possuía instrução ou tinha apenas o ensino fundamental incompleto

Published

on

O estado do Piauí registrou a menor taxa de instrução do Brasil entre a população com 25 anos ou mais, de acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, divulgado na última quarta-feira (26), revela que, em 2022, 49,1% dessa parcela da população – aproximadamente 1 milhão de pessoas – não possuía instrução ou tinha apenas o ensino fundamental incompleto.

No contexto nacional, o indicador foi de 35,2%, 13,9 pontos percentuais a menos que o registrado no Piauí. O estado de Alagoas (48,4%) e a Paraíba (47,5%) ocuparam o segundo e terceiro lugares no ranking das menores taxas de instrução. Em contrapartida, os melhores indicadores foram registrados no Distrito Federal (19,2%), em São Paulo (26,7%) e no Rio de Janeiro (27,6%).

Distribuição dos níveis de instrução

O levantamento também apontou que, no Piauí, entre os adultos com 25 anos ou mais, 24,6% possuíam ensino médio completo ou superior incompleto; 13,9% tinham nível superior completo; e 12,5% haviam concluído o ensino fundamental, mas não o ensino médio. No Brasil, esses percentuais foram de 32,3%, 18,4% e 14%, respectivamente.

Disparidade entre homens e mulheres

Os dados revelam ainda que os homens têm menor grau de instrução em comparação com as mulheres. No Piauí, 54,39% dos homens com 25 anos ou mais – cerca de 539 mil pessoas – não tinham instrução ou contavam apenas com o ensino fundamental incompleto. Entre as mulheres, essa proporção foi de 44,16%, representando aproximadamente 477 mil pessoas.

Nos níveis de ensino fundamental completo e médio incompleto, os homens também apresentaram uma proporção maior (12,88%) em relação às mulheres (12,11%). Por outro lado, as mulheres superaram os homens nos níveis mais altos de escolaridade. No grupo com ensino médio completo ou superior incompleto, as mulheres representavam 26,57%, enquanto os homens somavam 22,41%. A diferença se ampliou no nível superior completo, onde 17,15% das mulheres concluíram essa etapa, contra apenas 10,32% dos homens.

Continue Reading

Educação

Curso de Medicina em União, PI: Gustavo Medeiros recebe representantes da UNINASSAU

O encontro com o prefeito Gustavo Medeiros e o vice-prefeito Neerias Cavalcante teve como principal pauta a possível implementação de um curso de Medicina na cidade.

Published

on

Na tarde da última quinta-feira (20/02), a reitora da UNINASSAU Teresina, Roselane Pierot, e o diretor da UNINASSAU campi Sul, Marcelo Leandro, realizaram uma visita institucional à cidade de União (PI). O encontro com o prefeito Gustavo Medeiros e o vice-prefeito Neerias Cavalcante teve como principal pauta a possível implementação de um curso de Medicina na cidade.

A reunião ocorre após a divulgação do resultado da primeira fase de seleção do Projeto Mais Médicos 3, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O Programa Mais Médicos busca expandir cursos de Medicina em diversas regiões do país, especialmente no interior, fortalecendo o acesso à saúde e à educação.

Uma Oportunidade de Transformação

O prefeito Gustavo Medeiros celebrou a possibilidade de instalação do curso em União, destacando os impactos positivos que a iniciativa pode trazer para a cidade.

“Precisamos de um curso superior de medicina, ainda mais com a UNINASSAU, que faz parte de um grupo forte e reconhecido nacionalmente. Torcemos para que logo seja oferecido o vestibular e o curso comece a funcionar normalmente. O Grupo Ser tem todas as informações sobre o crescimento do nosso município, que conta atualmente com 47 mil habitantes, sendo a 8ª cidade mais populosa do Piauí. Estamos muito confiantes”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Neerias Cavalcante também expressou entusiasmo com a possibilidade, ressaltando o impacto econômico e social que o curso pode gerar.

“Estamos na torcida para que se concretize o mais rápido possível. Com essa oportunidade aqui dentro, as pessoas serão contempladas com novos empregos e renda no comércio local. Nossa expectativa é que União se torne uma referência, um polo educacional para todo o estado”, destacou.

Expansão da Educação na Saúde

Para a reitora da UNINASSAU Teresina, Roselane Pierot, a visita marca um passo importante na concretização do projeto. “O Grupo Ser tem como propósito expandir a educação na área de saúde, aproveitando as oportunidades que o Governo Federal nos oferece através do Programa Mais Médicos”, pontuou.

O Ministério da Educação (MEC) recentemente divulgou a lista das faculdades selecionadas para participar da primeira fase do Projeto Mais Médicos 3. Dezoito propostas apresentadas pelo Grupo Ser Educacional foram aprovadas para a segunda fase do Programa, aumentando as chances de União ser contemplada.

O programa pretende abrir cursos de Medicina em diversas cidades do país, incluindo estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Paraná, São Paulo, entre outros. Caso a cidade de União seja confirmada como sede do novo curso, a iniciativa representará um avanço significativo na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento local.

Continue Reading

Em alta