Taiwan detecta balões chineses sobrevoando a região

O Ministério da Defesa de Taiwan informou a detecção de oito balões chineses que circulavam ao redor da ilha pelo segundo dia consecutivo, com cinco deles que sobrevoavam diretamente a região.

De acordo com o órgão, no sábado 10, durante o primeiro dia do Feriado do Ano-Novo Lunar, os balões foram avistados a altitudes que variavam de 12 mil a 35 mil pés. Um dos balões que sobrevoaram diretamente Taiwan chegou a passar pela extremidade norte, conforme indicado em um mapa divulgado pelo ministério.

Este é o segundo dia consecutivo de avistamentos. Na sexta-feira 9, também foram detectados oito balões. Esse é o maior número desde dezembro. 

Em fevereiro do ano passado, as forças militares de Taiwan emitiram alertas às autoridades de aviação depois de avistarem um balão que flutuava no espaço aéreo da ilha, mas não disseram de onde veio o balão nem forneceram uma localização detalhada.

Essa aparição de balões ocorre depois das eleições presidenciais de Taiwan no mês passado, vencidas por Lai Ching-Te, do Partido Democrático Progressista, considerado por Pequim como um “separatista”.

+ Israel anuncia resgate de 2 reféns presos pelo Hamas

Lai defende a autonomia de Taiwan em relação à China, que considera a ilha como parte de seu território, na forma de uma província dissidente. Ele também enfatiza a importância de fortalecer as relações com os Estados Unidos e o Japão.

Tensões crescentes entre China e Taiwan

Taiwan
China considera a ilha de Taiwan como parte de seu território | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

As tensões entre Taiwan e China persistem devido às diferenças fundamentais nas suas visões políticas. Taiwan é uma ilha autogovernada, mas a China considera Taiwan parte de seu território e tem afirmado reiteradamente sua intenção de reunificar o país, pela força, se necessário.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading