‘STF’ dos EUA discute se Trump pode ser candidato a presidente

A Suprema Corte dos Estados Unidos analisa se o ex-presidente Donald Trump poderá ou não concorrer à eleição presidencial do país, que será realizada em novembro. Nesta quinta-feira, 8, os juízes discutem a possibilidade de Trump ter influenciado a invasão do Capitólio, em 6 janeiro de 2021.

Ao todo, nove juízes vão julgar o caso — três deles haviam sido indicados pelo ex-presidente — com base na 14ª Emenda norte-americana. De acordo com a seção 3 da 14ª Emenda da Constituição norte-americana, qualquer cidadão que participou de alguma rebelião contra a democracia dos EUA não pode ocupar cargos públicos.

Em dezembro, a Suprema Corte do Colorado barrou Trump das primárias do Estado. O ex-presidente recorreu ao “STF” dos EUA para tentar derrubar a decisão e, consequentemente, ações similares em outros Estados norte-americanos.

Como deve ocorrer o julgamento do “STF” dos EUA contra Trump

Não é possível prever quando os juízes vão emitir a decisão final a respeito da elegibilidade ou não de Trump. Acredita-se, no entanto, que os magistrados vão decidir rapidamente, visto que as primárias já estão em curso.

Além de enfrentar a Corte sobre sua possibilidade de se candidatar novamente a presidente pelo Partido Republicano, Trump teve sua imunidade presidencial negada. Um Tribunal de Apelações em Washington, capital dos EUA, tomou a decisão na terça-feira 6, para investigar se o ex-presidente tentou mudar os resultados das eleições de 2020.

trump new hampshire - Dentro os eleitores de Trump, oito em cada dez expressaram apoio ao ex-presidente americano | Foto: Isac Nóbrega/PR/Agência Brasil
A justiça norte-americana também acusa Trump de ‘conspirar’ e fraudar as eleições de 2020 | Foto: Isac Nóbrega/PR

A defesa do ex-presidente pediu à Justiça imunidade presidencial ao alegar que, como Trump era presidente à época, teria direito a proteções legais, como o de não ser processado criminalmente.

+ Leia a nota completa aqui

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading