Sensação térmica no Rio chega a 58,5ºC

A cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 58,5°C nesta terça-feira, 14, a maior desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio, serviço municipal de meteorologia, começou a fazer a mensuração. A marca recorde foi atingida às 9h15, na estação em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Naquele momento, os termômetros marcavam 35,5°C.

Desde o início desta vaga de calor, o Rio registrou o dia mais quente do ano no domingo 12, com temperatura de 42,5°C; na segunda 13, a sensação térmica chegou aos 52 graus.

Segundo o Alerta Rio, as duas outras maiores sensações térmicas deste ano foram 58,3°C, em 17 de fevereiro, e 58°C, em 4 de fevereiro.

O sistema municipal de meteorologia explicou que o cômputo da sensação térmica envolve variáveis meteorológicas para quantificar a temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada. O índice de calor, ou sensação térmica, em regiões quentes porquê a cidade do Rio de Janeiro, considera a temperatura do ar e a umidade relativa no seu cômputo.

Vaga de calor prossegue nesta semana, diz Inmet

Sensação térmica calor intenso
O Instituto Pátrio de Meteorologia indicou ondas de calor intenso em ao menos 10 Estados | Foto: Reprodução/Inmet

O calor intenso registrado principalmente no Sudeste e no Núcleo-Oeste do Brasil deve continuar ao longo de toda a semana, e a exiguidade de nuvens no firmamento torna a sensação de calor ainda maior.

Neste ano, a vaga de calor chegou antes das chuvas previstas para a idade, que costumeiramente servem porquê uma barreira para a radiação solar e o excesso de calor.

“Quando a gente tem exiguidade de chuva nesta idade do ano, que chamamos de veranico, a exiguidade de nuvens favorece uma grande incidência de radiação na superfície, que é o que está acontecendo agora. Portanto, as temperaturas se elevam muito”, explicou a meteorologista do Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) Anete Fernandes.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading