Senado dos EUA aprova proposta de gastos; Biden deve sancionar

O Senado dos Estados Unidos aprovou, na quarta-feira 15, o orçamento para o novo ano fiscal no país. O projeto de gastos de pequeno prazo evita a paralisação do governo, o chamado shutdown, e garante um período de financiamento para 2024. O texto segue para a sanção do presidente Joe Biden.

Por 87 votos a 11, a aprovação dos gastos evita a paralisação das ações do governo norte-americano, o que ocorreria a partir da sexta-feira 17.

“Sem shutdown do governo, sem cortes em programas vitais”, afirmou o democrata Chuck Schumer, líder da maioria no Senado. “Nascente é um grande resultado para o povo americano.”

De tratado com o Dow Jones Newswires, muitos republicanos da Câmara estavam certos de que, caso houvesse paralisação do governo, eles seriam considerados culpados. 

Conservadores

Senado EUA gastos Biden
Mike Johnson assumiu a presidência da Câmara há somente três semanas
| Foto: Reprodução/X

Contrários à proposta, os conservadores pretendiam prosseguir com o texto para não fragilizar o procuração do republicano Mike Johnson, que assumiu a presidência da Câmara há somente três semanas. 

É dele a autoria da a solução contínua (CR, em inglês), que não contempla grandes cortes de gastos, porquê gostariam os deputados republicanos. 

Para o ano fiscal de 2023, o texto prevê que recursos sejam destinados às agências e programas dos EUA com base em quatro leis:

  • Lei de Dotações para Cultura, Desenvolvimento Rústico, Gestão de Vitualhas e Medicamentos e Agências Relacionadas;
  • Lei de Desenvolvimento de Força e Chuva e Dotações de Agências Relacionadas;
  • Lei de Construção Militar, Assuntos de Veteranos e Dotações de Agências Relacionadas; e
  • Lei de Dotações para Transporte, Habitação e Desenvolvimento Urbano e Agências Relacionadas.

A tarifa do financiamento do governo deve voltar para discussão em janeiro e fevereiro. É provável que haja impasses entre democratas e os republicanos em temas polêmicos, porquê porquê monstruosidade e imigração. 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading