Saiba como funcionará o Patrulha Cidadã, novidade do Governo do Piauí na área da segurança

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (6/12), do lançamento da Patrulha Cidadã. Durante a solenidade, que aconteceu no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (Cefap), foram entregues 132 novas viaturas para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), sendo 32 para a patrulha, além de duas ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros. A proposta reforça a segurança em regiões metropolitanas do Piauí, com foco em Teresina e Parnaíba.

Entregamos, há poucos meses, 200 caminhonetes equipadas, com vídeo, e rádio monitoramento também. Agora são mais 130 veículos sendo entregues, além de duas ambulâncias. Parte destas viaturas serão destinadas ao programa Patrulha Cidadã, que é o policiamento comunitário presente e próximo ao conselho de cada um dos bairros, ou seja, participação da sociedade civil próxima da polícia para fazer um trabalho preventivo ainda mais eficiente, salvando mais vidas e garantindo menos crimes patrimoniais também”, considera o governador Rafael Fonteles.

Chico Lucas, secretário de Estado da Segurança, conta que o Patrulhamento Cidadão vai transformar realidades a partir da participação popular.

“Cada área integrada vai ter um conselho e esse vai interagir muito mais com o comandante do policiamento comunitário, vai dizer onde é a reclamação da população, qual é a exigência, as necessidades. Principalmente as áreas com maior índice de criminalidade. Serão 25 viaturas em Teresina e cinco em Parnaíba”, contabiliza o secretário.

Saiba como funcionará o Patrulha Cidadã, novidade do Governo do Piauí na área da segurança (Foto: Divulgação/Governo do Piauí)

De acordo com Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, comandante-geral da PM-PI,  a Patrulha Cidadã é um programa de policiamento intermediado entre o policiamento ostensivo geral normal e o policiamento comunitário. O comandante também afirma que  futuramente, o projeto vai ser expandido para as cidades maiores do Piauí.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading