Raça do cachorro de Tintim corre risco de extinção

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A raça do cachorro de Tintim corre risco de extinção. Popular durante muitas décadas na Inglaterra, o cão da linhagem Wire Fox Terrier tem ficado cada vez mais vasqueiro no país. A notabilidade mundial se iniciou na dez de 1920, com o personagem Snowy, o companheiro cínico em As Aventuras de Tintim, segundo o jornal Daily Mail

O Kennel Club compartilhou novos números exclusivamente com jornal e mostrou que a popularidade da raça diminuiu 94 por cento desde 1947. 

“A cultura popular, as celebridades e a influência das mídias sociais podem desempenhar um papel importante nas tendências de posse de cães e na popularidade da raça”, disse Bill Lambert, porta-voz do The Kennel Club, ao Mail.

Ele ressalta que, apesar de o Wire Fox Terrier já ter sido o predilecto da realeza e Snowy fosse um personagem reconhecível nos quadrinhos e na televisão, o público pode estar menos familiarizado com eles. Eles agora não são mais vistos regularmente na mídia.

“Da mesma forma, a mudança de estilo de vida também pode ser um fator e, embora sejam uma raça menor, podem exigir muitos cuidados para manter sua pelagem distinta, o que pode não aprazer a todos os proprietários.”

O Wire Fox Terrier já foi um dos pilares da tradicional caça à raposa britânica. 

Ao consultar o site do Fox Terrier Club, o jornal afirmou que se acredita que o The Wire tenha surgido de cruzamentos entre as raças Old English Terrier, Black e o Tan Terriers de pelagem lisa da Inglaterra, Bull Terriers, Greyhounds e Beagles. 

“Eles eram usados ​​​​por caçadores com cães de caça para localizar raposas quando elas iam para o solo, latindo e, assim, identificando a posição da raposa para o caçador”, explica o site.

Uma vez que Snowy nos quadrinhos de Tintim, lançados pela primeira vez em 1929, a notabilidade chegou ao vértice. 

Snowy era branco, diz o Mail, mas o jornal acrescenta que isso não é característico da raça, que tende a ser branca e marrom. 

Ainda segundo a publicação, uma série de celebridades podia, e ainda pode, em poucos casos, ser vista com frequência com seus Wire Fox Terriers.

Entre os nomes de donos famosos estão os de Albert Einstein, Clint Eastwood e Lucille Ball, também conhecidos por serem fãs da raça. 

Historicamente, a raça foi a favorita da família real durante a era eduardiana. 

O rei Eduardo VII e a rainha Vitória teriam possuído um.

Em 1947, mais de 8 milénio filhotes da raça nasceram no Reino Uno, tornando-a uma das mais populares. Foi a quantidade máxima de nascimentos. Desde portanto, o número de registros diminuiu. 

Queda dos números

Tintim e Snowy
Snowy é o cachorro do famoso personagem Tintim | Foto: Reprodução/YouTube

Em 2022, nasceram 359 cachorros Wire Fox Terrier no Reino Uno. Em 2023, diz o Mail, leste número caiu 21 por cento leste ano, com exclusivamente 281 cachorros registados.

A raça provavelmente entrará na lista At Watch do Kennel Club, que monitora raças com entre 300 e 450 nascimentos de filhotes por ano.

“Infelizmente, o Wire Fox Terrier provavelmente se juntará a esta lista crescente”, disse Lambert.

‘”Temos uma volubilidade tão rica de raças, por isso instamos o público britânico a deslindar mais sobre as raças menos conhecidas, mormente aquelas que estão em risco de vanescer.”

A queda nos números, não impediu que o Wire Fox Terrier seja incessantemente um dos mais bem-sucedidos na Crufts, a maior competição canina do mundo.

A raça foi a vencedora do prêmio de Best in Show em três ocasiões – em 1962, 1975 e 1978. Esteve ainda na disputa para levar o título mais 12 vezes, inclusive recentemente no Crufts 2023.

Mas esse triunfo não foi suficiente para dar impulso a um aumento no número de nascimentos de cães com essa raça.

“Crufts, que acontecerá em março, terá uma zona dedicada Discover Dogs”, afirma Lambert. O objetivo dele é encorajar potenciais donos de filhotes a virem e não exclusivamente descobrirem mais sobre mais de 200 raças, mas saberem quais podem ser as mais adequadas para eles.

O Wire Fox Terrier provavelmente será adicionado à lista At Watch, 34 raças de cães estão em uma categoria ainda mais vulnerável, chamada Lista de Raças Nativas Vulneráveis.

O critério para inclusão na lista é que a raça tenha menos de 300 registros por ano.

O Mail conta que lista inclui raças adoráveis, uma vez que Bearded Collie, King Charles Spaniel, Skye Terrier e Curly Coated Retriever.

“Muitas raças nativas britânicas e irlandesas correm o risco de vanescer dos nossos parques e ruas”, afirmou o Kennel Club. Em seguida, veio a explicação. “Simplesmente porque as pessoas não sabem que elas existem ou porque não são consideradas na voga.”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: