R$3,8 Bilhões BLOQUEADOS do Auxílio Gás; Vou receber?

Apesar do compromisso com a melhoria das condições de vida da população mais vulnerável, o Brasil tem enfrentado uma crise financeira em áreas cruciais para isso. Em 2023, um surpreendente bloqueio no orçamento de R$ 3,8 bilhões ameaço os investimentos em vários setores, tais porquê o Auxílio gás, saúde pública e assistência social.

Estes recursos, que deveriam ser aplicados em despesas discricionárias – não obrigatórias, mas voltadas para a manutenção do funcionamento do governo e dos investimentos – estão agora bloqueados. Agora, o governo tem o duelo de prescrever quais áreas vão enfrentar esse incisão, levando possivelmente ao extenuação do Auxílio gás, que é um dos alvos dessa limitação.

Por que o Auxílio Gás e outros setores tiveram recursos bloqueados?

Dados fornecidos pela Associação Contas Abertas, com base no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), apontam que a saúde levou o maior índice de cortes. Esse bloqueio ocorre quando as despesas excedem o limite estabelecido pelo teto de gastos, sendo, portanto, necessária a contenção das despesas de consonância com a inflação do ano pretérito.

Ainda vou receber o pagamento do Auxílio gás em 2023?

Importante esclarer que o Auxílio gás continua sendo pago bimestralmente, mesmo com o bloqueio em questão. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o último pagamento ocorreu em outubro e o próximo está programado para dezembro. Mesmo que ocorra um desbloqueio insuficiente do Orçamento, a pasta informa que haverá um rearranjo dos recursos de outras áreas discricionárias para prometer o pagamento do Auxílio Gás.

Oriente cenário, embora esteja sujeito a mudanças com a implementação de novidade legislação fiscal a partir de 2024, ainda traz preocupações para muitos brasileiros que dependem de tais auxílios. Porém, é importante manter a conscientização e a discussão sobre porquê esses recursos públicos serão alocados no porvir, visando sempre o bem-estar social e a justiça no país.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading