Quem tem Direito ao BPC? Aprenda a Solicitar o Benefício em 2024!


O BPC/LOAS é um benefício assistencial ofertado pelo Governo Federal brasileiro que tem como público alvo idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de deficiência que comprovem uma renda familiar per capita de até 25% do salário mínimo vigente.

Este benefício representa uma importante fonte de renda, especialmente para aqueles que sofrem de alguma doença grave, pois auxilia no custeio das despesas relacionadas aos tratamentos, medicamentos e demais cuidados necessários.

Quem tem direito ao BPC?

Quem tem direito ao BPC? Aprenda a solicitar o benefício em 2024!

Para solicitar o BPC/LOAS, o indivíduo precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.
  • Possuir 65 anos ou mais, ou então ser pessoa com deficiência.
  • Comprovar que a renda per capita familiar é de até 25% do salário mínimo atual.
  • Não contar com meios para prover a própria subsistência nem possuir condições de tê-la provida pela sua família.

É importante ressaltar que, no caso das pessoas com deficiência, é necessário apresentar documentos médicos que apontem a condição de deficiência e de que maneira ela provoca uma incapacidade de longo prazo.

Quais são os documentos necessários para solicitar o BPC?

A solicitação do benefício pode ser feita pelo próprio interessado ou por um representante legal. Entre os documentos que devem ser apresentados estão:

  • CPF
  • Documento com foto (RG, CNH, CTPS)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Domprovante de renda
  • Documentações médicas comprovando a condição de deficiência, laudos e exames, além de evidências de todos os gastos médicos mensais.

Caso o pedido seja negado, é possível recorrer à Justiça. Para esse processo, é fundamental ter o suporte de um advogado especializado na área previdenciária.

Novidades sobre o BPC em 2024

No ano de 2022, o governo federal autorizou a Caixa Econômica Federal, além de outros onze bancos, a disponibilizar a opção de empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC/LOAS. O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece como diferencial a cobrança das parcelas diretamente na fonte de renda do beneficiário. Portanto, para quem é contemplado com o BPC/LOAS, a margem de crédito disponibilizada é de até 35% do Valor total do benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies