Quem é ‘Tio Patinhas’, o marido de integrante do Comando Vermelho que esteve no ministério de Flávio Dino

Conhecido como “tio Patinhas”, Clemilson dos Santos Farias, de 45 anos, é um dos líderes do Comando Vermelho (CV), casado com Luciane Barbosa Farias, braço financeiro do CV. O nome de ambos veio à tona, depois de Luciane se reunir duas vezes com a equipe do ministro da Justiça, Flávio Dino.

Luciane Barbosa Faria fez postagem sobre a reunião com o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, Rafael Velasco Brandani, e com outras autoridades do ministério de Dino | Foto: Reprodução/Estadão

Em dezembro de 2022, a polícia prendeu tio Patinhas quando ele estava prestes a se casar com Luciane. O homem é o número um na lista de procurados do Amazonas. A Justiça o condenou a 31 anos de cadeia, por tráfico, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Líder do Comando Vermelho, cuja mulher esteve no ministério de Flávio Dino, é mandante de assassinatos

A Justiça atribui a tio Patinhas uma série de assassinatos em Manaus. Na manhã de 23 de abril de 2019, populares encontraram um homem morto na zona leste da capital.

O cadáver estava enrolado com um fio elétrico, envolto em sacos e coberto por papelão, com um bilhete escrito: “Devia ao tio Patinhas”.

Farias também é o financiador da fuga de 35 presos do Centro de Detenção Provisória de Manaus, em maio de 2018.

Dinheiro

Publicado há cinco anos, um relatório dá a dimensão da escala dos negócios de tio Patinhas.

Trata-se da transcrição de uma escuta feita pela polícia, na qual o traficante cobra cuidados de seus subordinados com as armas compradas por ele.

“Vocês não sabem da onde saem essas armas. Né?”, interpelou Farias. “Vocês nunca compraram uma arma. É por isso que não dão valor. Gastei mais de R$ 100 mil com negócio de arma aí. Entendeu? E vocês perderam fácil isso aí. Aí quando cai na cadeia: ‘Ah, o tio me abandonou’. Me abandonou é o caralho, vocês não trabalham de graça para mim, não. Todos ganham o de vocês aí. Então, tem de guardar. Entendeu?”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading