Quem é Javier Milei: O Economista e Fanático por Futebol que Conquistou a Presidência da Argentina

Em seguida um embate emocionante com Sergio Tamanho no segundo vez, o economista Javier Milei (La Libertad Avanza) sagrou-se vencedor nas eleições presidenciais da Argentina, realizadas neste domingo (19). Esse resultado marca o início de um procuração de quatro anos para o líder libertário, que tomará posse em 10 de dezembro e comandará a Mansão Rosada até 2027.

Nascido em Palermo, Buenos Aires, no dia 22 de outubro de 1970, Milei teve uma puerícia repleta de desafios e polêmicas. Apesar das relações familiares tumultuadas, o economista sempre encontrou base em sua mana, Karina Milei, peça-chave em seu trajectória político e considerada por ele uma vez que a futura primeira-dama do país.

Quem é Javier Milei?

Quem é Javier Milei: O Economista e Fanático por Futebol que Conquistou a Presidência da Argentina

O jornalista Juan Luis González, responsável da biografia não autorizada “El Loco”, recorda que Milei, durante sua passagem pelo Escola Cardenal Copello, em Villa Fanático, era uma figura retraída e calada, branco metódico de bullying. No entanto, Milei conseguiu superar essas adversidades e até tentou uma curso uma vez que goleiro nas categorias de base do clube de futebol prateado Chacarita Juniors, apesar de nunca ter sido um fã do clube.

Javier Milei e o futebol

Curiosamente, a relação de Milei com o futebol não se limita ao seu tempo no Chacarita Juniors. O economista, que já foi torcedor assíduo do Boca Juniors – chegando a ter um torrinha e uma estrela no Museo de la Pasión Boquense -, tornou-se um apoiante do rival River Plate depois discordar de decisões do ex-presidente Daniel Angelici e o aposentamento do atacante Martín Palermo, em 2011.

No entanto, foi a partir de 2018 que Milei realmente disparou na sua subida mediática, com a propagação do seu oração “liberal libertário”. A candidatura à Presidência, anunciada em 2020, catapultou o seu trajectória político, levando a coligação La Libertad Avanza a ocupar duas cadeiras na Câmara dos Deputados no ano seguinte.

Quais são as propostas de Javier Milei?

As propostas de campanha de Milei são ousadas e audaciosas, com um evidente viés liberal. Entre elas, destaca-se a dolarização gradual da economia argentina, a redução dos gastos do estado e a privatização de empresas públicas. No projecto trabalhista, propõe o término das verbas rescisórias para diminuir os custos laborais. No entanto, as propostas que suscitaram maior polémica são a liberalização do porte de armas e a militarização das prisões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies