Quem assume o trono se o rei Charles 3º se afastar por causa do câncer?

O Palácio de Buckingham informou, nesta segunda-feira, 5, que o rei Charles III está com câncer. O comunicado, no entanto, não informou qual é o tipo da doença. 

O rei, contudo, vai manter algumas de suas obrigações de chefe de Estado. Caso ele precise ser afastado, o governo local já sabe o que fazer. 

De acordo com a rede britânica BBC, a Constituição do Reino Unido determina que, quando o rei não conseguir cumprir suas obrigações oficiais, um conselho deve ser nomeado para ocupar seu lugar.  

Hoje, no Reino Unido, esse conselho é formado por quatro membros: 

  • Rainha Camila (mulher de Charles);
  • Príncipe William (Filho mais velho);
  • Princesa Anne (irmã do rei); e
  • Príncipe Edward (irmão).

O rei Charles descobriu o câncer depois que passou por uma internação hospitalar. O motivo foi para tratar de um problema na próstata. 

De acordo com a agência de notícias Reuters, no momento da internação, os médicos identificaram um câncer — que não é na próstata. 

Rei Charles 3º
O rei deu entrada no hospital para tratar do problema da próstata no dia 26 de janeiro | Foto: Reprodução/Twitter/X

Segundo a nota do palácio, o rei já começou o tratamento contra a doença. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas. 

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também publicou uma nota. Ele afirma que deseja que o rei tenha uma recuperação rápida. “Não tenho dúvida de que ele estará de volta em pouco tempo e que todo o país deseja que fique bem”, afirmou. 

O rei Charles III deu entrada no hospital no dia 26 de janeiro

O rei deu entrada no hospital para tratar do problema na próstata no dia 26 de janeiro. Na ocasião, o palácio publicou um comunicado em que agradecia ao povo britânico pelas “boas energias” que enviaram. 

“Sua majestade gostaria de agradecer a todos que enviaram suas boas energias ao longo da última semana”, afirmou o Palácio de Buckingham, no comunicado de 26 de janeiro. “Ele está encantado ao saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública.”

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading