Putin Acusa Ucrânia de Derrubar Avião Militar Russo com Defesa Americana

O presidente russo, Vladimir Putin, alegou na última quarta-feira (31) que a Ucrânia usou sistema de defesa aérea Patriot, de origem americana, para derrubar um avião de transporte militar russo. Segundo Putin, o incidente ocorreu na semana passada, na região de Belgorod, resultando na morte de todas as 74 pessoas a bordo.

Pedido de Putin por investigação internacional

Putin Acusa Ucrânia de Derrubar Avião Militar Russo com Defesa Americana

Putin acrescentou que, assim como a Ucrânia, a Rússia também quer uma investigação internacional sobre o incidente. Segundo o presidente russo, Moscou acusa Kiev de ter derrubado o avião Ilyushin Il-76 e matado todos a bordo, incluindo 65 soldados ucranianos capturados. Esses, estariam a caminho de uma negociação para serem trocados por prisioneiros de guerra russos. Contudo, a Ucrânia ainda não confirmou nem negou a acusação russsa.

O papel do sistema Patriot na queda do avião

“O avião foi derrubado e isso já foi definitivamente estabelecido por um sistema Patriot americano – a análise de especialistas já comprovou isso”, afirmou Putin. O presidente russo disse também que a Ucrânia disparou dois mísseis contra o avião.

Putin e a solicitação investigação internacional formal

Putin insistiu na realização de uma investigação internacional acerca do incidente, porém alegou que “nenhuma organização internacional está disposta a fazê-lo”. Putin disse que a Rússia estava formalmente solicitando tal investigação.

Essa notícia aumenta a tensão nas relações entre Rússia e Ucrânia, que já enfrentam diversos conflitos geopolíticos e militares. A possível confirmação das acusações de Putin contra a Ucrânia e os EUA podem levar a situação a um novo nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies