Proposta de dolarização na Argentina foi aplicada em outros países

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, propôs a troca da moeda do país, que atualmente é o peso, para dólar. A proposta não é novidade e tem exemplo em outros países da América Latina. 

Três nações do continente optaram pela dolarização da economia: Equador, El Salvador e Panamá. A Venezuela também permitiu a dolarização, mas de modo informal.

O presidente avalia extinguir o Banco Medial da Argentina, porquê uma das formas de combater a inflação crônica que o país vem enfrentando, que pode chegar aos 138% neste ano. 

A expectativa de Milei é que, com a dolarização, o país consiga segurança econômica e financeira — que não é proporcionada pelo peso. 

Países que adotaram a dolarização 

O país adotou a moeda norte-americana em 1904, pouco tempo depois de se tornar independente da Colômbia. O Panamá é o país latino-americano onde o dólar circula há mais tempo porquê moeda solene. Atualmente a inflação do Panamá está aquém de 3% ao ano. 

O país passou por uma crise bancária em 2000, com prejuízos de US$ 5 bilhões, e decidiu adotar o dólar porquê forma de tentar superar a instabilidade econômica. Com a mudança, o Equador conseguiu controlar a inflação em níveis baixos e registrou períodos de deflação. Em 2023, o índice está em 3,10% ao ano. 

Em janeiro de 2001, El Salvador decidiu dolarizar sua economia, com o objetivo de tornar o país mais encantador para os investimentos estrangeiros e para o transacção. Em 2021, o bitcoin também foi adotado porquê moeda de uso lícito. Atualmente, a inflação anual para o país está em 3,3%. 

Embora não tenha adotado o dólar porquê moeda solene, a Venezuela tem uma dolarização informal desde 2018, quando o governo flexibilizou os rígidos controles cambiais, porquê tentativa de amenizar a crise.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies