Produção de uva para vinho cresce mais de 700% em SP

A produção de uva para vinho em São Paulo cresceu mais de 720% em um ano: passou de 7,8 milénio parreiras (a vegetal da uva) em 2022 para quase 64 milénio em 2023.

Os dados foram calculados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Cultivação e Provisão de São Paulo. O número de pés de uva cresceu no Estado por justificação do mercado de turismo de vinícolas, quantidade de chuva e manejo da dupla poda, de harmonia com o órgão. A dupla poda vem sendo implementada por produtores do setor há tapume de 20 anos.

A dupla poda ajuda a fazer com que a maturação e a colheita de uvas aconteçam no inverno, quando há menos chuvas e mais amplitude térmica. São Paulo tem vencido premiações internacionais com a adoção da técnica. Em abril deste ano, os vinhos do Estado ganharam medalhas na Decanter Wine Awards 2023.

O manejo e as chuvas permitem a colheita de uvas finas, o que também possibilita a produção de vinhos de mais qualidade para os consumidores, de harmonia com o portal Poder360.

Produção de uva para vinho ajuda na empregabilidade de outros setores em São Paulo

uva vinho são paulo 2
Produção de uva também ajuda a implementar o negócio e serviços uma vez que hospedagem e gastronomia | Foto: Flickr/Confederação da Cultivação e Pecuária do Brasil

Há pelo menos 40 vinícolas gourmet nas cidades de Espírito Santo do Pinheiral, São Roque, Jundiaí, Louveira e Indaiatuba, segundo a Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados. Célia Carbonari, presidente da câmara do setor, disse que a produção de uvas em São Paulo tem subida empregabilidade.

“Dependendo da dificuldade do terreno, você emprega de 1 a 2 funcionários por hectare”, disse Célia. “Ao contrário da soja, do milho, da cana-de-açúcar e até da pecuária que, às vezes, emprega uma pessoa a cada 120 ou 150 hectares.” A presidente acrescenta que o setor também ajuda a implementar o negócio e serviços uma vez que hospedagem e gastronomia.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading