Previsão do tempo: semana começa com onda de calor e chuva espalhada pelo Brasil

A semana começa com fenômenos climáticos opostos em boa parte do Brasil. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta segunda-feira, 13, contará com onda de calor. Contudo, a chuva também deve se espalhar pelo país.

Durante a manhã, por exemplo, as instabilidades devem ocorrer em ao menos nove capitais. Nesse sentido, o início do dia deve contar com chuva em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Salvador, Aracaju e Maceió. Nas capitais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os acumulados terão companhia de trovoadas.

Para a faixa da tarde, a meteorologia indica a ausência de chuva sobre capitais nordestinas. No entanto, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro entram para o mapa das pancadas previstas para esta segunda-feira. A saber, Porto Alegre e Florianópolis seguem com trovões, assim como a capital de Rondônia.

Conforme o Inmet, Rio Branco e Cuiabá não contarão com instabilidades no decorrer da noite de hoje. Na Região Sul, os trovões seguirão ativos, com atuação sobre Florianópolis e Porto Alegre.

Chuva e onda de calor na previsão do tempo

A chuva que, ao menos em algum momento do dia se fará presente sobre capitais espalhadas pelas cinco regiões geográficas do país, não vai impedir as altas temperaturas. De acordo com a previsão do tempo, ao menos quatro cidades vão registrar máximas de 40°C ou mais.

Será o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro. A capital fluminense terá mínima de 24ºC, mas máxima de 40ºC nesta segunda-feira. A mesma temperatura elevada aparece na previsão do tempo para Teresina e Campo Grande. Entretanto, Cuiabá ficará com a liderança da vez no quesito calor. Conforme a meteorologia, a cidade de Mato Grosso terá máxima de 42ºC.

As altas temperaturas ocorrem em meio ao alerta vermelho de onda de calor. De acordo com o Inmet, o fenômeno climático deverá permanecer ativo até a próxima quarta-feira, 15, dia do feriado da Proclamação da República.

O alerta vermelho de onda de calor abrange áreas de sete unidades federativas:

  1. Distrito Federal;
  2. Goiás (com exceção ao norte);
  3. Minas Gerais (central, oeste, noroeste, Triângulo e sul);
  4. São Paulo (central, oeste, noroeste e norte);
  5. Mato Grosso do Sul (exceto o extremo sul);
  6. Mato Grosso (metade sul); e
  7. Rondônia (metade sul).

Na classificação do Inmet, o alerta vermelho para onda de calor representa “risco à saúde”. Isso porque a temperatura ficará 5ºC ou mais acima da média para esta época do ano.

previsão do tempo - chuva e onda de calor

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading