Presidente do ICMBio admite interferência de ONGs no ministério de Marina Silva

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, admitiu, nesta terça-feira, 31, a interferência de ONGs em decisões do ministério de Marina Silva. Pires prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs.

A nomeação do próprio Pires ao comando do ICMBio tem a digital do terceiro setor. Isso porque o Comitê de Buscas da pasta, responsável por indicá-lo ao cargo, é composto de pessoas ligadas a ONGs, entre elas, organizações que captam recursos do Fundo Amazônia, abastecido majoritariamente com dinheiro da Noruega e Alemanha.

marina silva cpi ongs
O relator da CPI das ONGs, Marcio Bittar (esq), e o presidente da CPI, Plínio Valério (dir), durante sessão do colegiado no Senado – 24/10/2023 | Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

Marina Silva é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e, ao mesmo tempo, titular do Comitê Orientador do Fundo, cuja atribuição é estabelecer as diretrizes e critérios para aplicação dos recursos do próprio Fundo.

O presidente do ICMBio confirmou uma fala do relator da CPI, Marcio Bittar (União Brasil-AC), que lembrou da forma como Pires chegou ao posto mais alto do órgão.

Comitê do ministério de Marina Silva é composto de pessoas ligadas a ONGs

Entre os nomes do Comitê do ministério estão Adriana Ramos, assessora política e de Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental, uma das ONGs na mira da CPI por supostamente explorar indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM). Os demais integrantes são:

  • Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas da ONG Observatório do Clima;
  • José Pedro Oliveira Costa, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas;
  • José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente;
  • Maristela Bernardo, jornalista, socióloga e ambientalista;
  • Claudio Maretti, ex-presidente do ICMBio.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading