Prepare-se para a Black Friday 2023: Entenda a Origem e Impacto no Varejo!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Prepare-se, pois a Black Friday de 2023 já se aproxima! A data, marcada para sobrevir no dia 24 de novembro, é um dos principais eventos para o varejo mundial. Mas, você sabe porquê essa “tradição” surgiu e se consolidou porquê o lançamento solene da temporadas de compras de final de ano?

Apesar de algumas controvérsias em relação à sua origem, uma coisa é clara: o termo “Black Friday” nem sempre teve o apelo positivo que tem hoje, principalmente nos Estados Unidos. Mas, porquê chegamos até cá? Vamos a uma viagem pela história da Black Friday.

A “Black Friday” e sua associação inicial negativa

O termo “Black Friday” foi utilizado pela primeira vez no século XIX, em 1869, para se referir ao crash do mercado de ouro nos Estados Unidos. Na era, simples, não tinha nenhum relação com a data que conhecemos hoje.

Um século depois, por volta da dezena de 60, essa nomenclatura reapareceu. Desta vez, estava atrelada ao caos pós-Ação de Graças, onde a polícia da Filadélfia usava para descrever o movimento frenético de pessoas e carros nos centros urbanos. De forma universal, eram termos usados de maneiras pejorativas para eventos desastrosos, porquê quebras da bolsa ou grandes baixas no sistema financeiro.

A “Black Friday” e o varejo: uma relação promissora

Na passagem dos anos 80 e 90, o varejo decidiu abraçar a “Black Friday” para aproveitar o grande fluxo de consumidores em seguida o feriado. Porquê colocou Alberto Guerra, profissional em Black Friday e professor de economia, “o termo ganhou um novo significado no negócio, passando a ser usado para se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros em seguida o feriado de Ação de Graças”.

A “Black Friday” se tornou assim um marco para os comerciantes “saírem do vermelho” e atingirem o “preto”. Ou seja, o momento de lastrar as contas e ver os lucros aumentarem.

Porquê foi a adoção da Black Friday no Brasil?

Por cá, a Black Friday começou a ser implementada nos anos 2010 e tomou força a partir de 2012. Segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), as vendas no varejo cresceram 6,9% na Black Friday de 2022, e somente no e-commerce, essa subida foi de 21,1%.

A ABComm (Associação Brasileira de Transacção Eletrônico) espera que, em 2023, a Black Friday gere um faturamento de R$ 7,1 bilhões no e-commerce, o que representa um desenvolvimento de 17% em relação ao ano anterior. E assim, a Black Friday se confirma porquê uma das datas mais significativas para o varejo brasílio.

Portanto, mesmo com um início duvidoso, a Black Friday mostrou seu potencial para o mercado do varejo, tornando-se uma data aguardada tanto por consumidores quanto por comerciantes. E que venha a Black Friday 2023!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: