Prefeito do Piauí reconhece delito cometido e faz acordo para não ser indiciado

Nessa quinta-feira (1º), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) homologou o acordo de não persecução penal firmado entre o Ministério Público do Estado (MPPI) e o prefeito de Demerval Lobão, Ricardo de Moura Melo, para fechamento de lixão na cidade.

Por meio de um processo, o Ministério Público apurava a responsabilidade do gestor municipal pela omissão no fechamento de lixão na cidade, na adoção de medidas necessárias à recuperação da área degradada e na implementação de serviço de destinação ambientalmente adequada de resíduos.

Em junho de 2023, o prefeito de Demerval Lobão reconheceu a prática delitiva, declarando que, mesmo após provocado pelas autoridades competentes, deixou de executar ações de precaução frente ao risco de dano ambiental grave e irreversível, que poderia causar prejuízos à saúde humana, à fauna e à flora.

A SJJ/MPPI, então, propôs o acordo de não persecução penal, por meio do qual o investigado se comprometeu a tomar diversas providências em prazos fixados, sendo algumas em caráter emergencial, como: promover a cobertura diária dos resíduos no lixão com material argiloso, para evitar a proliferação de vetores de doenças; instalar cercas e portões para impedir o acesso de animais de grande e pequeno porte e de pessoas não credenciadas; colocar placas de sinalização no local; monitorar o acesso ao lixão, coibindo a entrada de catadores não cadastrados e de crianças e adolescentes; proibir o ateamento de fogo nos resíduos.

A audiência de homologação do ANPP foi realizada em plataforma virtual (Foto: Divulgação/MPPI)

Nos termos do acordo, dentro de seis meses o município deve apresentar cronograma para encerramento dos lixões, além de viabilizar a destinação final ambientalmente adequada de resíduos urbanos em aterro sanitário público ou privado, ou de outras formas admitidas pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies