Precisa solicitar sua 2ª via da CNH? Veja quem pode e como!

Se você perdeu, teve sua Carteira Vernáculo de Habilitação (CNH) roubada, ou precisou rasgá-la por qualquer motivo, não é mais necessário se preocupar em enfrentar as longas filas do DETRAN. O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran.RJ) inovou e agora disponibiliza a solicitação da segunda via da CNH por meio do dedo. Isso pode ser realizado pelo site solene do órgão ou pelo aplicativo Posto Do dedo do Detran. O melhor de tudo é que não é necessário realizar agendamento para o atendimento presencial, mas exclusivamente para a retirada do documento.

Anteriormente, ao solicitar a segunda via da CNH, era necessário comparecer ao posto do DETRAN para atualizar os dados cadastrais e tirar uma novidade foto. Com o novo sistema, o DETRAN utiliza o banco de dados já existente, o que torna o processo muito mais rápido. Existe uma salvaguarda para aqueles que precisam fazer alterações em seus dados cadastrais, esses devem continue a comparecer ao posto para fazer as atualizações necessárias.

Quem pode solicitar a segunda via da CNH pela internet?

Se a sua CNH foi extraviada, danificada, roubada ou furtada e ainda está dentro do prazo de validade, você pode solicitar a segunda via. No Posto Do dedo, é obrigatório informar o número do DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação) que foi pago pela segunda via. Para aqueles cuja carteira de motorista está vencida ou próxima do vencimento, o recomendado é realizar a renovação do documento.

O que fazer em caso de rapacidade ou roubo do documento?

Segundo o Detran.RJ, aqueles que foram vítimas de rapacidade ou roubo têm recta à isenção do pagamento da taxa para a emissão da segunda via da CNH. Entretanto, para solicitar a isenção, é necessário terebrar um processo administrativo presencialmente na sede do Detran ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), e apresentar um Registro de Ocorrência. Caso opte pelo pedido da segunda via pelo Posto Do dedo, é necessário remunerar o DUDA do serviço.

É provável solicitar a segunda via para CNH do Rio de Janeiro em qualquer estado?

A resposta é não. Exclusivamente os motoristas tal qual documento original foi emitido no Rio de Janeiro podem solicitar a segunda via de sua CNH nesse estado. Se a sua última CNH foi emitida em outro estado, essa precisa ser averbada antes que você possa requisitar a segunda via. Uma boa notícia é que para obter a segunda via da CNH, você não precisará passar por revista médico.

Em resumo, a iniciativa do dedo do Detran.RJ é uma grande progresso que promete facilitar a vida dos motoristas. Mas é importante lembrar que esta disponibilidade é, por enquanto, exclusivamente para os moradores do estado do Rio de Janeiro. Aproveite que você está cônscio dos seus direitos e compartilhe esta informação com seus amigos motoristas. Quem sabe assim podemos incentivar outros DETRANs a seguirem o mesmo caminho?

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading