Por que a data do Carnaval muda todos anos?

O Carnaval deste ano será comemorado em 13 de fevereiro. Em 2023, o feriado foi no dia 21 do mesmo mês. No próximo ano, a celebração será em março, precisamente no dia 4. Ou seja, a festividade não tem data fixa no calendário. Por que isso acontece? 

As datas do Carnaval foram definidas com base no calendário padronizado pela Igreja Católica, a partir das datas estabelecidas para a Páscoa. Além disso, o calendário lunar também está envolvido na definição. 

Para saber quando será o Carnaval, primeiro é preciso saber o que é Equinócio. Trata-se de um evento em que o dia e a noite têm a mesma duração: 12 horas. O fenômeno acontece todos os anos, justamente no dia 20 de março. 

No Hemisfério Sul é chamado de Equinócio de outono. No Norte, o fenômeno recebe o nome de Equinócio de primavera. Com isso, o papa Gregório 13, por volta de 1500, resolveu organizar o calendário cristão.

O papa Gregório 13, por volta de 1500, resolveu organizar o calendário cristão e determinou a data da Páscoa | Foto: Reprodução/Twitter/X

Na ocasião, ele determinou que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia pós-equinócio. 

Com a data da Páscoa estabelecida pela Igreja Católica, agora é preciso fazer uma conta de matemática. É necessário saber que sete dias antes da Páscoa, os católicos comemoram o Domingo de Ramos — que dá início à Semana Santa. 

E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é a terça-feira de Carnaval. Portanto, o carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies