Plano Diretor do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal no Piauí; Entenda como o funcionamento
Jonas Moura, Secretário de Estado dos Transportes, formalizou, nesta quarta-feira (8/11), a autorização para o início dos trabalhos de elaboração do Plano Diretor do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Piauí. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).
A tarefa de desenvolver o plano ficará a cargo do consórcio Concremat Certare Systra, uma equipe com ampla experiência na área, e o investimento previsto é de R$ 2,2 milhões. O objetivo do estudo é dotar o estado de um serviço de transporte de passageiros que assegure acessibilidade, segurança, rapidez, conforto, eficiência e uma tarifa socialmente justa.
O Governo do Estado visa diagnosticar os serviços de transporte intermunicipais por ônibus já existentes, conduzir pesquisas de origem e destino (O/D), realizar entrevistas e contagens com passageiros, sugerir melhorias e alternativas, efetuar análise e projeção de demanda, além de criar um banco de dados com informações relevantes.
O Secretário dos Transportes, Jonas Moura, destacou a importância do levantamento: “Com esse diagnóstico, teremos uma visão muito próxima da realidade do Sistema de Transportes existente hoje no Piauí. Com isso, poderemos tomar as decisões necessárias para promover melhorias tanto para os operadores quanto, principalmente, para os usuários do transporte intermunicipal”.
Além disso, será desenvolvida e implementada na Secretaria dos Transportes uma plataforma com base de dados de gestão que permita o monitoramento de demanda e oferta no sistema de linhas vigentes. Essa ferramenta indicará os pontos onde intervenções de planejamento ou fiscalização serão necessárias para corrigir deficiências apontadas, seja do ponto de vista econômico ou operacional.