Chegou em Teresina nesta segunda-feira (20/11), o novo helicóptero que irá fazer reforço no patrulhamento distraído e em operações especiais. Doado pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Rodoviária Federalista (PRF), o helicóptero de padrão Colibri EC120 ficará disponível no Comando de Policiamento Leviano (COPAER).
Segundo o Comandante-Universal da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o helicóptero será direcionado para uma novidade base do policiamento distraído, que deve ser implantada até o início do próximo ano na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.
“Tivemos a recente reformulação que criou o grande comando distraído da PM, com um batalhão de operações aéreas sediado em Teresina e em mais três companhias independentes em regiões do estado. Nessa primeira lanço, já temos uma aeroplano esquilo cá na capital, e a partir de agora teremos o colibri que será guiado para Parnaíba, no setentrião do estado. Estamos iniciando também a capacitação através do curso de tripulação aérea, através do BOPAer que irá formar a tropa especializada para operações aéreas”, esclarece.
A tropa, que deve atuar no patrulhamento distraído durante seu processo de expansão ao interno, está sendo aprimorada através do V Estágio de Operações Aéreas, que iniciou no último dia 16. A capacitação terá duração de 20 dias, com disciplinas de noções de navegação aérea e tiro embarcado, além de outras formas de atuação do policiamento distraído.
