O Estado norte-americano de Novidade York (NY) entrou na Justiça contra a PepsiCo, empresa proprietária de marcas uma vez que Pepsi e Toddy, nesta quarta-feira, 15. A gigante de víveres e bebidas é acusada de poluição irregular.
Garrafas da bebida Gatorade, sacos de salgadinho Cheetos e outras embalagens pertencentes a marcas da PepsiCo teriam chegado ao ponto de obstruir um rio. O caso aconteceu na cidade de Buffalo (NY).
Risco ambiental e de saúde pública
De combinação com a procuradora-geral do Estado de NY, Letitia James, os materiais se acumularam no rio e causaram incômodo público. Além do transtorno, o acúmulo estaria ameaçando a saúde humana e a vida selvagem.
Letitia também afirmou que a empresa não tem informado o público corretamente sobre a eficiência de seus esforços de reciclagem. Teria sido omissa, também, em alertar os consumidores sobre riscos ambientais e de saúde.
“Nenhuma empresa é grande demais para prometer que seus produtos não prejudiquem nosso meio envolvente e a saúde pública”, declarou a procuradora.
A PepsiCo é uma das maiores fornecedoras de víveres e bebidas do mundo. A empresa é sediada na cidade de Purchase (NY), e fabrica produtos uma vez que Doritos, Cheetos, Mountain Dew e 7 UP.
A empresa alega que está comprometida com a “reciclagem e a redução de plástico”. Destacou também a dificuldade do problema e a premência de se envolver várias partes interessadas.
O que NY pede à Justiça no processo

O processo do Estado de NY tem uma vez que objetivo tornar a PepsiCo responsável pela limpeza da poluição que seus produtos causam no envolvente. Aliás, exige que avisos constem nos rótulos, alertando e conscientizando o público sobre o descarte adequado de materiais recicláveis.
O porta-voz da PepsiCo disse que a empresa “leva a sério a redução de plástico e a reciclagem efetiva”. De combinação com ele, a companhia está empenhada em somar esforços com as comunidades locais, visando a esse objetivo.