Pela 4ª vez consecutiva, desmatamento no cerrado bate recorde da série histórica

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Pela quarta vez consecutiva em 2023, os dados mensais de desmatamento no cerrado atingiram um novo recorde histórico, conforme revela o sistema Deter do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em outubro deste ano, a área perdida no bioma alcançou 683,2 km², equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de Belo Horizonte (331 km²), representando um aumento de 203% em comparação com o mesmo mês em 2022.

O sistema Deter desempenha um papel crucial ao mapear e emitir alertas de desmatamento, visando orientar ações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outros órgãos de fiscalização. Esses resultados representam alertas precoces, não sendo dados fechados do desmatamento.

Ao considerar o acumulado do ano até o momento, o Deter registrou uma perda total de 6.802 km² de cerrado. O número, em apenas dez meses, já ultrapassa o índice anual para o bioma desde 2018, sinalizando uma tendência preocupante no cenário ambiental brasileiro.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: