Pedido de moção contra Lula por declarações sobre Israel

O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) protocolou na Câmara, nesta segunda-feira, 4, um pedido de moção de repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A solicitação ocorreu depois que Lula disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, seria “uma pessoa extremista” e “com sensibilidade baixa para os problemas do povo palestino”.

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste

Declarações equivocadas sobre Israel

De acordo com Donato, as declarações do presidente contribuíram para a disseminação de uma visão superficial e polarizada.

“Tais generalizações podem perpetuar estereótipos que prejudicam a compreensão global dos desafios enfrentados pela região”, ressaltou o deputado.

O parlamentar também disse que as ações de Israel são uma resposta às ameaças à segurança do Estado.

“Israel enfrenta desafios significativos para garantir a segurança de seus cidadãos e manter a estabilidade na área”, acrescentou.

Messias Donato
Segundo o deputado Messias Donato, as declarações de Lula contribuíram para a disseminação de uma visão superficial e polarizada | Foto: Reprodução/Instagram

Comunidade judaica

Entidades ligadas à comunidade judaica no Brasil criticaram as declarações de Lula que comparam as reações de Israel a práticas terroristas do Hamas.

As instituições temem que o posicionamento do presidente possa abalar as relações diplomáticas do Brasil com Israel.

O Instituto Brasil-Israel afirmou que o governo brasileiro perdeu o equilíbrio e a ponderação, “reduzindo a possibilidade de contribuir de maneira decisiva e propositiva com negociações entre as várias partes no conflito”.

Já a Confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu um comunicado, em que lamenta “profundamente declarações do presidente Lula comparando as ações de defesa de Israel a genocídio”.

“É uma acusação falsa que, vinda do presidente da República, ganha dimensões ainda mais graves”, ressaltou.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading