O economista e ex-ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, causou alvoroço nas redes sociais ao fazer um comentário comparativo entre Brasil e Argentina em sua conta no Twitter/X. O comentário, que aborda diferentes aspectos políticos e econômicos dos dois países, gerou intensas discussões entre os usuários da plataforma.
No tweet, Guedes destacou as diferenças recentes entre os destinos dos dois vizinhos sul-americanos. Segundo o ex-ministro, enquanto a Argentina celebra a conquista da Copa, a eleição de Javier Milei, a entrada na OCDE e alianças com Estados Unidos e Europa, o Brasil enfrenta a derrota na Copa, a eleição de Lula, a rejeição pela OCDE e alianças com Irã, China e Rússia.
ARGENTINA:
— Paulo Guedes (@PauIoGuedes) November 20, 2023
– Ganhou a copa
– Elegeu Milei
– Vai entrar na OCDE
– Aliança com EUA e Europa
BRASIL:
– Perdeu a copa
– Elegeu Lula
– Foi rejeitado pela OCDE
– Aliança com Irã, China e Russia
A análise comparativa de Guedes gerou reações diversas, com alguns apoiando suas observações e outros contestando a abordagem simplificada dos eventos. A polarização política no Brasil torna as análises de figuras proeminentes como Paulo Guedes pontos de grande interesse e discussão na esfera pública.