A Dinamarca é o melhor país do mundo para trabalhadores remotos, de harmonia com o Global Remote Work Index 2023, da NordLayer, um fornecedor de segurança cibernética empresarial. Apesar do seu ressaltado dispêndio de vida e da internet rosto, o país escandinavo recebeu notas fortes por se ressaltar em áreas porquê inclusão social, qualidade da Internet, segurança social, governo eletrônico e cuidados de saúde.
Holanda e Alemanha também obtiveram pontuações elevadas, ficando em segundo e terceiro lugares, respetivamente. A Alemanha é elogiada mormente pelas suas medidas legais em torno da segurança cibernética, destacando-se mundialmente no indicador.
Uma vez que mostra o gráfico, os países europeus tiveram um bom desempenho leste ano no ranking GRWI, ocupando todos os dez primeiros lugares. O Canadá é o primeiro país fora do Velho Continente a contrariar a tendência, ficando em 14º lugar, seguido pelos Estados Unidos em 16º.
América Latina e Brasil
O Uruguai e o Chile são os melhores países da América Latina para trabalhar remotamente, de harmonia com o estudo. No outro extremo, os países com a pior classificação na região, de harmonia com essa pesquisa, são Honduras e Guatemala.
As potências econômicas da região, Brasil e México, ficaram aquém da 60ª posição global, enquanto a Argentina ficou em quarto lugar na América Latina, detrás do Uruguai, Chile e Costa Rica.
Os países da América Latina ficaram classificados da seguinte forma:
- Uruguai (em 43º lugar no ranking global).
- Chile (50º)
- Costa Rica (54º)
- Argentina (55º)
- Peru (60º)
- Brasil (61º)
- México (62º)
- Panamá (63º)
- Colômbia (71º)
- República Dominicana (73º)
- Paraguai (76º)
- Equador (80º)
- Bolívia (95º)
- El Salvador (100º)
- Guatemala (104º)
- Honduras (105º)
Metodologia
A classificação abrange 108 países e avalia quatro parâmetros. Cada uma delas combina uma variedade de atributos detalhados que foram selecionados para determinar a atratividade do trabalho remoto:
- Cibersegurança, que abrange infraestrutura, capacidade de resposta e medidas legais;
- Segurança econômica, que inclui aspectos porquê atratividade turística, proficiência no linguagem inglês, dispêndio de vida e assistência médica;
- Infraestrutura do dedo e física, que diz reverência a fatores porquê qualidade da internet, acessibilidade, infraestrutura eletrônica, governo eletrônico, infraestrutura física e espaços de coworking;
- Segurança social, que inclui pontuações gerais de segurança, direitos pessoais e inclusão.
Cada um desses quatro itens possui o mesmo peso na avaliação final.