ONU cria comissão para investigar funcionários

A ONU criou uma comissão independente para investigar as ações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês). O grupo vai investigar as alegações de que a agência tem ligações com o grupo terrorista Hamas.

Segundo a TV i24news, vários dos membros da agremiação extremista são nomeadamente acusados ​​por Israel de ter participado dos ataques de 7 de outubro.

A ex-ministra das Relações Exteriores da França Catherine Colonna vai liderar as investigações, que trabalharão com três organizações de pesquisa: o Instituto Raoul Wallenberg na Suécia, Chr. Instituto Michelsen na Noruega e o Instituto Dinamarquês para os Direitos Humanos.

Os trabalhos da comissão terão início no dia 14 de fevereiro de 2024. O relatório definitivo será divulgado no final de abril próximo. Comunicado de imprensa ressalta que o surgimento do grupo ocorreu a pedido do Comissário Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini.

Responsável por identificar procedimentos da agência

UNRWA
Trabalho deve fazer recomendações para a melhoria da agência | Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com a nota, a comissão será responsável por identificar os mecanismos e os procedimentos à disposição para a garantia de neutralidade da UNRWA. Também vai conferir se eles foram implementados na prática ou se, de alguma maneira, esses princípios foram violados.

Será levado em conta o ambiente operacional, político e de segurança específico em que a agência se encontra. Por último, o trabalho deve fazer recomendações para a melhoria e o reforço de mecanismos e procedimentos em vigor ou para a criação de outros mais adequados.

O chefe da ONU, Antonio Guterres, observou, em sua declaração, que essas acusações surgem num momento em que a UNRWA, a maior organização da ONU na região, “trabalha em condições extremamente difíceis para fornecer assistência vital aos dois milhões de pessoas na Faixa de Gaza que dependem nele para sua sobrevivência.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies