conecte-se

Assistência Social

Obtenha Óculos de Grau Gratuito pelo SUS: Guia Completo e Passo a Passo

Published

on

Main

Inicialmente, é necessário considerar que a valia da saúde ocular é inegável, uma vez que a visão desempenha um papel fundamental na qualidade de vida, na aprendizagem, na produtividade e na interação com o mundo.

Sendo assim, infelizmente é visto de forma exacerbada a intensificação de problemas visuais, que são condicionados por diversos fatores, sendo extremamente necessário o seu tratamento, que a maioria das vezes são regularizados e solucionados com o uso de óculos de proporção, que são manipulados e personalizados para sanar seu problema ocular.

Advertisement

Entretanto, é justamente por esse motivo que faz tal resultado ser, muitas vezes, inviável para muitas pessoas, devido ao preço, que saem do orçamento e condições dos indivíduos.

Programa do SUS de arrecadação de óculos de proporção:

Por esse motivo, foi pensado e viabilizado um projeto com conduta importante e necessária, no qual dispõe gratuitamente óculos de proporção para pessoas de renda baixa, que não possui condições de comprar de maneira independente. Nascente programa está disponível para todos aqueles que necessitam de correção visual e que possuem receita médica de um oftalmologista afiliado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora o entrada seja, em sua maioria, largo e desimpedido a todos, em certas regiões do país, o programa pode ser direcionado, principalmente, para atender às necessidades dessas situações de baixa renda ou vulnerabilidade social. Desse modo, é esperado o condicionamento e estabelecimento de ênfase na priorização dos grupos com maiores carências, visto que garante que aqueles que enfrentam desafios financeiros ou sociais de forma intensa tenham um entrada mais direto aos serviços.

Advertisement

Quais indivíduos possuem prioridade nesse programa?

Portanto, em linhas gerais, o programa tem uma vez que foco principal:

  • ✔️ Indivíduos de recursos financeiros limitados.
  • ✔️ Residentes em instituições de guarida.
  • ✔️ Pessoas que comprovadamente exigem óculos de proporção.

Demais, é importante ressaltar que existem diferenças nas aplicações do projeto em vários municípios. As regras são promovidas de maneira análoga e semelhante em todas as regiões, mas é ideal procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua localidade para saber mais sobre o projeto e seus requisitos básicos de participação.

Uma vez que conseguir os óculos de proporção pelo SUS?

Para ter entrada e conseguir solicitar os óculos é necessário seguir os seguintes passos:

1-Agende uma consulta com o Oftalmologista:

O procedimento inicial envolve o estabelecimento de contato com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um estabelecimento de saúde associado ao SUS em sua região. A partir desse ponto, você receberá orientações sobre o funcionamento do programa em sua localidade. Sendo assim, sabendo de todas as informações, será provável agendar uma consulta com um oftalmologista para obter a receita médica.

2-Comparência na consulta médica:

Dirija-se à consulta que foi marcada com o oftalmologista. Durante essa consulta, o médico realizará exames detalhados para estimar o estado de sua visão. Desse modo, caso seja identificada a urgência de correção visual, o médico lhe entregará uma receita médica contendo todas as informações essenciais.

3-Solicitação dos óculos de proporção no Sistema Único de Saúde:

Outrossim, com receita médica em mãos basta ir à Médio de Regulação do SUS, mais próxima da sua localidade ou região, visto que nesse lugar será iniciado o processo de solicitação dos óculos, apresentando a receita médica e preenchendo os formulários exigidos.

Advertisement

4-Estudo do pedido no sistema de saúde:

A equipe da Médio de Regulação examinará sua solicitação, avaliando se você atende aos critérios específicos. Caso a sua solicitação seja aprovada, ela será encaminhada para uma ótica que possui convênio com o SUS.

5-Seleção de armação e lentes:

Na ótica vinculada ao SUS, você poderá selecionar a armação e as lentes de sua preferência, que serão usadas em seus óculos. Incluso a isso, é visto uma variedade de opções e modelos que são disponibilizados para que você escolha o padrão que preferir e encontrar melhor, seja você uma gaiato ou um adulto. Desse modo, posteriormente a escolha, é preciso uma espera de aproximadamente 30 dias para a finalização, disponibilidade e entrega dos seus óculos.

Para obter informações mais detalhadas sobre o tempo estimado para a entrega, é fundamental concluir todas as etapas do procedimento e buscar orientações na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima se sua região.

Advertisement

Documentos pedidos durante o atendimento:

Para iniciar sua solicitação e participar do programa, é crucial levar informações e dados pessoais, veja aquém os documentos pedidos durante o atendimento:

Documentos de pacientes:

Confira a lista de documentos necessários (original e reprodução) para o paciente:

  • ✔️ Solicitação médica do SUS ou de rede conveniada.
  • ✔️ RG ou Diploma de Promanação (se o paciente for menor de idade).
  • ✔️ Carteira do SUS com o endereço atualizado.
  • ✔️ CPF.
  • ✔️ Título de sufragista do paciente ou dos pais (se o paciente for menor de idade).
  • ✔️ Comprovante de residência do paciente ou do responsável (se o paciente for menor de idade), escoltado de um comprovante de vínculo.

Para menores de 18 anos:

  • ✔️ RG;
  • ✔️ Procuração caso o solicitante não seja parente do paciente;
  • ✔️ Comprovante de residência do responsável.

Veja o projeto de Lei que determinou o fornecimento de óculos ao portador de deficiênciavisual carente, pelo Sistema Único de Saúde – SUS

Portanto, por meio desses procedimentos, você terá a oportunidade de comprar óculos sem custos pelo SUS e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde de seus olhos.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe um comentário

Advertisement

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading