Obras de arte revelam a dor das mulheres vítimas do Hamas

A cena é forte, mas é revelada de forma suave. Mulheres que sofreram abuso dançam em roda, emanando da dura realidade uma tristeza que faz a violência torná-las humanas.

O intuito é trazer à tona a violência sexual cometida pelo grupo terrorista Hamas contra mulheres, durante e depois dos ataques de 7 de outubro. Pinturas como esta buscam expressar a vitória da humanidade e frustrar os objetivos dos terroristas, que são os de destruir, depreciar, intimidar.

“Precisamos aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre as atrocidades que ocorreram com as mulheres durante o massacre do 7 de outubro e com as que foram sequestradas e ainda estão lá”, afirmou o cônsul de Israel em São Paulo e Região Sul do Brasil, Rafi Erdreich.

“Temos que aumentar o volume, amplificar essa chamada a todas as organizações internacionais que defendem direitos de mulheres para que comecem a falar dessas atrocidades. Um fenômeno de terrorismo direcionado a causar pânico e medo entre as pessoas. Este é exatamente o propósito do Hamas.”

Local conhecido e acessível

Exposição violência sexual Hamas
Obras ficarão expostas até o dia 21 de fevereiro | Foto: Eugenio Goussinsky/Revista Oeste

A exposição pode ser vista até o dia 21 de fevereiro e foi organizada pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) por meio do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF).

A vice-presidente da Fisesp, Miriam Vasserman, que também é diretora da ELF, ressaltou que o local foi escolhido por ser muito conhecido e acessível na capital paulista. Ela afirma que, em Israel, esta tragédia, que deixou 1,2 mil mortos e na qual mais de 200 se tornaram reféns, as várias formas de arte têm sido utilizadas para ilustrar os acontecimentos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading