O que uma caverna revela sobre a relação entre humanos e neandertais

De acordo com o acadêmico Fernando Reinach, biólogo, PHD em biologia celular e molecular pela Cornell University (EUA), há 50 mil anos, quando o Homo sapiens chegou à Europa, encontrou um ser muito parecido com ele: o Homo neanderthalensis. Vestígios da interação entre humanos e neandertais encontrados em uma caverna na Alemanha pode expandir nossa compreensão sobre esse período histórico.

Num artigo no Estadão, o acadêmico explica que os neandertais haviam chegado ao continente europeu muito antes, há cerca de 40 mil anos antes. Isso porque, quando a nossa espécie apareceu na África, há 250 mil anos, os neandertais já lascavam pedras a fim de fazer flechas na Europa.

Porém, cerca de 15 mil anos depois da chegada do Homo sapiens, os neandertais desapareceram. Os cientistas ainda não sabem dizer qual foi o motivo de sua extinção, mas há a especulação de que eles perderam espaço para os humanos — ou foram simplesmente mortos por eles.

neandertais caverna
Ilsenhöhle, abaixo do castelo de Ranis, na Alemanha | Imagens: Ansgar Koreng pelo Wikimedia Commons

Sexo entre humanos e neandertais

A interação entre ambas as espécies é consenso na comunidade científica. Isso porque pesquisadores encontraram DNA neandertal no genoma humano — evidência de que houve relações sexuais entre as espécies.

Pesquisadores descobriram vestígios das interações entre humanos e neandertais em uma caverna localizada no norte da Europa. A caverna fica em Ilsenhöhle, Ranis, na Alemanha, e começou a ser estudada em 1926. Entre os anos de 1932 e 1938 — pouco antes da deflagração da Segunda Guerra Mundial pela Alemanha —, arqueólogos trabalharam em uma escavação de 15 metros de profundidade.

Eles descobriram uma significativa quantidade de pontas de flechas fabricadas pelos hominídeos em diversos extratos da região escavada. A caverna alemã é uma das quatro áreas na Europa na qual foi descoberta uma transição tecnológica no processo de fabricação de flechas de pedra lascada. Pontas menos sofisticadas são associadas aos neandertais; já as flechas encontradas em camadas mais superiores são associadas aos Homo sapiens.

Tal descoberta dá força à hipótese de que a chegada dos humanos — dotados de tecnologia superior — tenha levado nossa espécie a sobrepujar os neandertais, desencadeando o seu desaparecimento. Contudo, ainda de acordo com Fernando, tudo isso não passa de mera especulação baseada em pedaços de pedra encontrados na caverna.

Leia também

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading