O que fez o prefeito de Dom Expedito Lopes é cassado pelo TRE-PI; Entenda a sentença

A sessão judiciária ordinária realizada na última segunda-feira (06/11) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou os mandatos do prefeito reeleito de Dom Expedito Lopes, na região Sul do Piauí, Valmir Barbosa (Republicanos) e da vice-prefeita, Evanil Conrado, eleitos em 2020, por captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos.

A decisão foi tomada baseada em uma investigação que aponta que no dia 14 de novembro de 2020, véspera das eleições municipais daquele ano, o prefeito Valmir Barbosa comprou os votos de três eleitores por R$ 2 mil, além da promessa de instalar três postes de iluminação pública em uma propriedade desses eleitores com serviços pagos pela prefeitura de Dom Expedito Lopes. Prefeito Valmir Barbosa, de Dom Expedito Lopes (Foto: Picos 40 Graus)

Toda a conversa foi gravada por câmeras de segurança instaladas na residência desses eleitores e as imagens e áudios foram requisitados e periciados pela Polícia Federal. Em laudo, a PF comprova os referidos crimes eleitorais.

A sessão, dirigida pelo Desembargador Erivan Lopes, presidente do TRE-PI, reformou a sentença do Juiz da 62ª Zona Eleitoral, Fabrício Paulo Cysne Novaes, que havia considera ilícitas as provas audiovisuais recolhidas, bem como as oitivas de testemunhas que haviam tido acesso a essas gravações. O relator do processo foi o Juiz Federal, Lucas Rosendo Máximo de Araújo.

Os diplomas do prefeito Valmir Barbosa e da vice Evanil Conrado foram cassados. Valmir Barbosa ainda foi condenado a pagar multa de cerca de R$ 10 mil, não aplicando porém, pena de inelegibilidades.

Com a cassação do prefeito e da vice, Dom Expedito Lopes passará a ser dirigido pela Presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria Renata Alves de Sousa do Partido Republicanos até a realização de novas eleições.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies