O Que Fazer com a Primeira Parcela do Décimo Terceiro? Entenda

A primeira parcela do décimo terceiro, espargido uma vez que gratificação natalina, deve ser paga até o dia 30 de novembro. Leste mercê é facultado a todos os trabalhadores CLT, sendo uma supimpa oportunidade para organizar as finanças, investir ou mesmo iniciar projetos pessoais.

Em 2022, uma pesquisa da Confederação Vernáculo dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 35,7% dos recebedores do mercê pretendiam aplicá-lo nas compras de Natal, enquanto 28,7% optaram por forrar ou investir. Estas porcentagens mostram o potencial deste salário “extra” para mexer com a economia.

Para resolver uma vez que melhor gastar nascente numerário extra, especialistas sugerem o uso de uma planilha de gastos pessoais mensais e destacam algumas dicas importantes.

Para aqueles que possuem dívidas, a orientação é quitá-las antes de pensar em investir. Isso porque os juros de empréstimos e financiamentos tendem a ser mais altos do que os retornos de um investimento. Priorizar dívidas de cartão de crédito e cheque peculiar também é uma boa estratégia, visto que possuem juros elevados. Renegociar dívidas também é uma opção, plataformas uma vez que Serasa Limpa Nome podem oferecer descontos significativos na quitação.

Quais são as opções de investimento para a primeira parcela do décimo terceiro?

Outra opção é utilizar o recurso extra para iniciar ou incrementar a suplente de emergência. Ter um numerário reservado para imprevistos é sempre uma ótima teoria. Também é verosímil empregar o recurso em aplicações financeiras, desde que as finanças estejam organizadas e as dívidas sob controle.

Em casos de renda fixa, o investidor terá retornos mais seguros e previsíveis e pode aproveitar o momento atual, em que os juros continuam altos (Selic em 12,25% ao ano). A renda variável pode oferecer um potencial de retorno maior, mas com maior risco e volatilidade.

Investir a primeira parcela do 13º salário pode ser uma estratégia para aumentar as economias. Para edificar uma suplente de emergência, o Tesouro Selic é uma boa opção de ordinário risco e oferece liquidez. Para quem é mais conservador, o Tesouro Direto é uma escolha segura, já na renda variável, uma possibilidade são os fundos de investimento, mormente fundos de índice (ETFs).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading