De vez em quando, as notícias cobrirão uma história sobre OVNIs . Geralmente há pouco nessas histórias, mas às vezes há o suficiente para alimentar especulações entre os devotos de que talvez nosso mundo tenha sido visitado por seres de outro.
Especulações sobre vida alienígena certamente não são um fenômeno novo. Também não é estritamente o reino dos paranoicos ou conspiracionistas. É ciência perfeitamente sólida questionar o potencial de vida em outros mundos. Afinal, há vida em nosso mundo. Essa é a melhor evidência que temos de que a vida poderia existir em um planeta diferente. Já aconteceu uma vez.
Quase não há corpos científicos sérios no mundo hoje que dediquem um tempo considerável para questionar o que aconteceria se descobríssemos vida alienígena. Não há muito dinheiro a ser feito nessa indústria ou insights a serem obtidos com mera especulação. Mas estamos procurando por vida alienígena, e as pessoas estão gastando muito dinheiro tentando descobri-la . Parece que temos poucos planos para lidar com isso se um dia a encontrarmos.
Pesquisas sugerem que a maioria das pessoas acredita que se vida alienígena fosse descoberta, ou já tivesse sido descoberta, nunca saberíamos sobre ela. O governo manteria isso em segredo. Apenas 19% das pessoas acreditam que o governo nos contaria se a descoberta fosse feita.
Mas especular sobre vida alienígena é bastante passivo, e também ultrapassado. Vamos supor que encontremos vida alienígena. O que acontece então? Certamente, depois de tanta especulação, devemos ter bolado um plano de como lidar com isso, certo? Vamos descobrir.
Dando a notícia
Vamos começar abordando um ponto anterior. O governo não seria capaz de encobrir a existência de alienígenas se os descobríssemos por meio de um sinal do espaço sideral. Eles poderiam encobrir uma nave espacial acidentada? Talvez. Mas os sinais do espaço seriam captados independentemente por organizações não governamentais em todo o planeta. Seria impossível mantê-lo em segredo depois que fosse confirmado. Então, essa é uma conspiração a menos para se preocupar.
Informar o mundo que nos conectamos com alienígenas é uma tarefa mais complicada do que parece à primeira vista. Afinal, quem está informando o mundo? Isso depende muito de quem tem a informação para começar.
Pesquisadores do SETI estão monitorando o espaço em busca de sinais o tempo todo. Eles os descobrem rotineiramente, mas a maioria é rapidamente descartada como sendo interferência normal ou ruído de fundo que existe no universo. Os poucos que não podem ser tão facilmente descartados precisam ser mais examinados. De acordo com seus procedimentos, se algo passasse em seus testes e fosse confirmado como vindo de uma inteligência alienígena, o próximo passo seria informar o público . Eles emitiriam um comunicado à imprensa. Eles também informariam a comunidade científica em geral e o Secretário-Geral da ONU.
Planos do Governo
Existem 195 países no mundo e você pode ficar chocado ao saber que, até onde se pode aprender na internet, a vasta maioria não tem nenhum plano disponível publicamente para lidar com a chegada inesperada de extraterrestres. Se a maioria dos países já tem esses planos elaborados, eles os estão mantendo em segredo.
Como mencionamos, o SETI, a Busca por Inteligência Extraterrestre, tem um protocolo sobre o que deve ser feito se recebermos um sinal de uma inteligência alienígena. Mas o SETI não é uma organização governamental e o protocolo é apenas o que eles acham que seria melhor, não qualquer tipo de acordo vinculativo.
Em 1977, o Primeiro Ministro de Granada levantou a ideia de investigar oficialmente os fenômenos OVNI . Ninguém mordeu a isca, e ele foi mais tarde afastado do cargo, de qualquer forma. Desde então, a ONU não deu atenção à ideia de OVNIs ou alienígenas e não há código ou plano internacional para lidar com a vida alienígena se algum dia a descobrirmos.
O Tratado do Espaço Exterior foi assinado em 1967 e abrange como os humanos agirão no espaço uns com os outros e é isso. Foi o primeiro de cinco grandes tratados espaciais que foram assinados pelos principais governos mundiais e todos eles lidam com a lei humana no espaço.
A Diretora da ONU para Assuntos do Espaço Exterior confirmou em 2010 que não era seu trabalho lidar com alienígenas se eles aparecessem na Terra. Na verdade, ela não tinha ideia de qual seria seu trabalho se eles chegassem e o comitê nunca havia discutido o tópico.
Como nenhum alienígena jamais veio aqui, parece que ninguém se preocupou em criar leis sobre o que fazer a respeito. A intenção dos alienígenas teria um papel importante em como lidamos com eles, é claro. Há uma grande diferença entre alienígenas caindo por acidente, alienígenas vindo nos cumprimentar e alienígenas travando guerra. Mas não temos planos para nada disso. Dada a nossa busca ativa por eles, esta é uma conclusão irônica e desconcertante a se chegar.
Muitas pessoas tratam a ideia de se preparar para um possível contato com alienígenas como uma piada. Não é considerado ciência séria. A partir disso, você pode inferir que todos os nossos esforços para descobrir vida alienígena são feitos com a conclusão pré-estabelecida de que eles falharão .
A NASA tem planos em andamento para proteção planetária , mas estes estão muito relacionados ao potencial de vida não senciente. Estes são os tipos de políticas que nos protegeriam de bactérias de outro mundo, esse tipo de coisa. Muito disso lida com espaçonaves estéreis e o manuseio seguro de amostras de outros planetas.
Em termos de governos mundiais, muito poucos países se esforçam para procurar sinais do além no espaço. Até mesmo países que costumavam fazer isso, como Rússia e Itália, desistiram disso. Hoje em dia, é quase estritamente um esforço americano.
Em 2022, ainda estávamos lutando com a ideia do que fazer se fizéssemos contato . Muitos pesquisadores e cientistas se reuniram em projetos para oferecer suas opiniões e conselhos, mas, novamente, nada disso é definitivo. Talvez se torne realidade, caso descubramos vida alienígena. Mas até lá, quem pode dizer o que faremos?
Qual seria o efeito na sociedade como um todo? Como isso muda sua compreensão de sua religião e suas crenças? Nós respondemos à mensagem e, se sim, como? As consequências podem ser de longo alcance.
Uma coisa a ter em mente é que receber uma mensagem de alienígenas é um tipo de primeiro contato muito mais pacífico do que se eles aparecessem sem avisar. Se eles aparecem sem avisar, significa que eles têm uma tecnologia que está tão além da nossa que desafiaria as regras da física como as entendemos. E se eles podem dominar esse tipo de tecnologia, então vir nos visitar é muito parecido com nós indo visitar animais no zoológico.
Problemas com contato alienígena
Foi dito que qualquer civilização alienígena suficientemente avançada seria indistinguível de Deus. Isso é algo bem assustador para um cientista dizer. A ideia de fazermos contato com uma raça avançada foi comparada a Colombo descobrindo a população nativa quando cruzou o oceano. Mas mesmo isso é uma minimização grosseira da disparidade tecnológica entre os dois lados.
Imagine que recebêssemos um sinal, poderíamos esperar entendê-lo? Poderíamos nem mesmo entendê-lo como uma linguagem quando você considera o quão mal fomos em entender línguas que vieram do nosso próprio mundo. Quanto tempo levaria para os linguistas entenderem os hieróglifos sem a Pedra de Roseta?
O Paradoxo de Fermi basicamente pergunta, se alienígenas estão por aí, por que ainda não os encontramos? Deveríamos ter encontrado algo. Das várias soluções propostas para o Paradoxo de Fermi, a mais preocupante é que alienígenas existem, mas eles se mantiveram intencionalmente escondidos . Talvez porque eles saibam algo, sendo mais velhos e mais avançados, que nós não sabemos.
Outra solução para o paradoxo é que, como estrelas e planetas mais velhos teriam civilizações mais velhas, eles podem já ter transcendido a vida biológica e a inteligência artificial é o que domina o espaço . Pode não ter nenhuma utilidade para seres biológicos como nós.
Embora haja dados limitados sobre o assunto, as pesquisas conduzidas indicam que não podemos contar com uma resposta unificada da humanidade se alienígenas fossem contatados. Alguns grupos indicaram uma inclinação a presumir intenção malévola de quaisquer alienígenas que encontramos, enquanto outros estariam mais abertos ao contato benevolente.
Essa disparidade muda entre culturas e origens religiosas, com pessoas mais religiosas menos inclinadas a acreditar na benevolência alienígena. Aqueles que já acham que nosso mundo é um lugar ruim são mais propensos a acreditar que os alienígenas também serão hostis . Isso pode moldar a resposta humana.
Dito isso, outras pesquisas mostraram que, em geral, a análise dos dados disponíveis mostra que a reação humana tenderia mais para o positivo do que para o negativo . Pode-se argumentar que isso mudaria se tivéssemos evidências de uma armada invasora, mas isso não vem ao caso.
Há um medo em nível internacional sobre como uma resposta a um sinal alienígena pode ser tratada. Se detectarmos um sinal e a humanidade não souber como ou se deve responder, o líder de uma nação sentirá pressão para tomar uma decisão o mais rápido possível para impedir que o líder de outra nação, talvez um rival, responda primeiro? E se eles se sentirem pressionados a agir, o que acontece se agirem com informações incorretas em sua pressa?
O físico Stephen Hawking certa vez alertou contra o contato com vida alienígena. Ele fez a comparação com Colombo e sugeriu que seria melhor servirmos à humanidade tentando evitar alienígenas, não encontrá-los .
Outros cientistas apontaram que, historicamente, quando os humanos descobrem um novo lugar e uma nova vida, muitas das formas de vida dominantes naquela área são exterminadas. Lobos terríveis, mastodontes, moas gigantes e outros foram todos caçados até a extinção. Isso também não leva em conta os patógenos trazidos para a área menos avançada.
Cientistas afiliados à NASA tentaram imaginar quais seriam os resultados potenciais do contato alienígena para a humanidade em três cenários: benéfico, neutro e prejudicial. Todo teórico, o trabalho foi uma tentativa de imaginar vários cenários possíveis. Tão benéfico poderia ter sido alienígenas compartilhando tecnologia ou resolvendo problemas avançados para nós. Neutro poderia ter sido uma incapacidade de nos comunicarmos ou entendermos uns aos outros. Mas negativo poderia variar de eles tentarem dominar nosso mundo, conduzir experimentos que destroem nossa região do espaço, trazer patógenos mortais e muito mais. Um cenário era que alienígenas, vendo o quão destrutivos temos sido em nosso próprio mundo, poderiam simplesmente nos destruir para proteger outros mundos. A conclusão foi que talvez devêssemos ser mais cautelosos em enviar mensagens cegamente para o cosmos.
O SETI alertou que há perigos em se apegar a ideais centrados no ser humano e noções preconcebidas do que é e não é possível ou provável, até e incluindo como os alienígenas poderiam viajar para nos alcançar, quanto tempo eles poderiam viver ou como suas mentes poderiam funcionar. Não há razão para esperar que algo que possamos imaginar seja remotamente verdadeiro, simplesmente não temos uma base verdadeira para comparação.
Por que queremos encontrar a vida
Considerando os potenciais negativos, alguém pode se perguntar por que buscamos vida alienígena. A resposta é simples e também tão complexa quanto qualquer pergunta que já fizemos. A vida além do nosso mundo pode nos ajudar a entender a vida como um conceito inteiro. De onde viemos, por que estamos aqui e, para alguns, a natureza de Deus. Conhecer o tamanho do universo como conhecemos, para descobrir que não estamos sozinhos, não pode deixar de mudar nosso lugar nele, para melhor ou para pior.
Para outros, a busca pela vida é a busca por nossas próprias vidas. Nosso próprio crescimento e entendimento. Exploração é uma chave para a sobrevivência , pois aqueles que não exploram tendem a estagnar.
Por razões menos filosóficas, encontrar vida no universo poderia nos ajudar a viver melhor em nosso próprio mundo . Poderíamos encontrar soluções para os problemas da Terra relacionados a doenças e clima e muito mais. Tudo o que podemos fazer é tentar, e talvez um dia isso valha a pena. A menos que algo terrível aconteça.