O nome do PL para concorrer a presidência da Câmara em 2025

Daqui a um ano, os 513 deputados federais estarão reunidos na Câmara Federal para eleger o novo presidente da Casa. Até lá, o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), continuará no comando. Em 2023, Lira foi reeleito para o posto após construir uma frente ampla com deputados que vão desde o PT ao PL.

Contudo, no próximo pleito para escolher a composição da Mesa Diretora da Casa, o PL — partido com a maior bancada, de 95 deputados — deve ter candidato próprio: o atual líder do partido na Casa, Altineu Cortês (PL-RJ).

O nome de Altineu seria uma escolha do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que estaria atuando para convencer os demais deputados de que o parlamentar carioca seria uma boa escolha.

Na quarta-feira 31, Valdemar já havia sinalizado a vontade do partido de ter candidato próprio para concorrer ao posto. Ele informou ainda que o PL criou uma coordenação para organizar o processo de escolha. O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) vai comandar a coordenação.

Procurado pela coluna, Cortês negou que já exista consenso sobre seu nome como candidato à presidência da Câmara. Contudo, disse que, por ser líder do partido na Casa, é citado entre os possíveis candidatos.

“Posso até ser o nome, mas isso vai ser escolhido pela bancada”, declarou. “Minha prioridade como líder é trabalhar com os deputados para que a gente faça um ano de trabalho com bastante força. Tem outros bons nomes na bancada, por isso, não está decidido ainda.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies