Nunes Marques derruba decisão do TSE que cassou mandato de deputado

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A perda do mandato se deu, conforme decisão da Corte, por ele ter propagado o que os ministros classicaram como ‘fake news’. A medida da Corte Eleitoral ocorreu em 2021. Na ocasião, Francischini publicou um vídeo falando em fraudes nas urnas eletrônicas durante o pleito de 2018.

O ex-parlamentar entrou com uma ação no Supremo em maio deste ano. Relator do caso, Nunes Marques acatou o pedido de restauração da validade do mandato feito por Fernando Francischini. A decisão é monocrática.

Em sua manifestação, o magistrado disse que “é evidente o ineditismo da interpretação adotada pelo TSE por ocasião do julgamento, em 28 de outubro de 2021, das referidas ações de investigação eleitoral”.

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Ajude-nos desativando esses bloqueadores de anúncios e clique em atualizar.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial