conecte-se

Internacional em Pauta

Novo terremoto atinge a Itália

Published

on

Novo terremoto atinge a Itália

Um terremoto de magnitude 3,4 atingiu novamente, nesta quarta-feira, 22, os Campi Flegrei, localizados próximo a Nápoles, no sul da Itália. Este evento é parte de um “enxame de atividades sísmicas” que começou na última segunda-feira, 20, que já contabilizou mais de 160 tremores de menor intensidade.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) reportou que, até agora, foram registrados apenas danos estruturais, sem vítimas.

Advertisement

O sismo mais recente ocorreu às 8h28 (horário local), com uma profundidade de aproximadamente 4 km. O tremor foi sentido em muitos bairros de Nápoles e de outras cidades vizinhas.

Impacto dos terremotos na comunidade

Devido à série de terremotos, muitos residentes passaram a segunda noite ao ar livre, após um terremoto de magnitude 4,4, o mais intenso em 40 anos. Até o momento, 46 famílias foram evacuadas de 27 prédios após inspeções nas estruturas. Além disso, 138 detentas da penitenciária feminina de Pozzuoli foram temporariamente transferidas para outras prisões na Campânia.

Resposta governamental e situação geológica

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conduzirá uma reunião interministerial sobre a situação em Roma nesta quarta-feira. Os Campi Flegrei, também conhecidos como Campos Flégreos, estão enfrentando uma elevação do solo e intensa atividade sísmica na zona vulcânica.

Advertisement

Localizados no Golfo de Nápoles, entre o grande vulcão Vesúvio e os Campi Flegrei, a região abriga cerca de meio milhão de pessoas. A localidade passa por um fenômeno chamado ‘bradisismo’, que é a elevação do solo devido ao acúmulo de gás e magma nas profundezas.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement