NOVA FACILIDADE para MEI! Veja como funciona

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Em um movimento positivo para desburocratizar o sistema de Microempreendedor Individual (MEI), a Receita Federalista anunciou uma simplificação no formulário para registro. A partir de agora, o campo “Nome Fantasia” será desnecessário, um pequeno passo ao encontro da desembaraço e eficiência tão necessários para os novos empreendedores.

O Ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, comemorou a mudança, expressando sua satisfação nas redes sociais. A retirada do campo “Nome Fantasia”, segundo França, é “somente o prelúdios” de uma série de simplificações para facilitar a vida dos microempreendedores brasileiros.

Uma vez que a simplificação do formulário MEI impacta os empreendedores?

A retirada do campo “Nome Fantasia” tem porquê objetivo prometer a integridade e conformidade do Cadastro Pátrio da Pessoa Jurídica (CNPJ). Para a Receita Federalista, isso tornará o processo de registro do MEI mais “fluido, simples e transparente” do ponto de vista do microempreendedor. Essa é uma medida aderente às diretrizes institucionais que visam correr e racionalizar o processo de preâmbulo de empresas e negócios no Brasil.

Para os empreendedores, a mudança representa menos uma burocracia para se preocuparem no momento do cadastro. Ou por outra, ao longo do processo, poderão focar mais em desenvolver seus negócios do que em mourejar com trâmites regulatórios. A mudança é um passo em direção a uma verdade de maior eficiência e menos burocracia para micro e pequenas empresas no Brasil.

O que isso significa para os empreendedores no Brasil?

Essas melhorias nos formulários de MEI, juntamente com outras mudanças regulamentares, são sinais positivos para o porvir do empreendedorismo no Brasil. Esta novidade da Receita Federalista está alinhada com a urgência de se estimular e facilitar o empreendedorismo, principalmente no contexto atual onde muitos buscam novos caminhos para sustento e realização profissional.

Ainda enfrentamos grandes desafios, inclusive para os empreendedores negros, que de harmonia com as estatísticas, têm menor faturamento entre os proprietários de negócios e empreendem mais por urgência do que por escolha. É necessário um interesse maior na geração de políticas que incentivem a inclusão, proporcionem oportunidades e ajudem a virar essa chave. Mas a simplificação dos procedimentos de registro do MEI é um passo que traz otimismo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: