No Piauí, Embaixador do Japão no Brasil fala em fortalecimento de laços entre os países

O governador Rafael Fonteles recebeu, na tarde desta segunda-feira (29/01), no Palácio de Karnak, comitiva da Embaixada do Japão no Brasil.

A pauta principal foi o fortalecimento das relações existentes entre o Piauí e o país asiático. Ao final do encontro, houve uma coletiva de imprensa com a participação do governador e de Teiji Hayashi, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil.

Durante coletiva de imprensa, Hayashi ressaltou que o Brasil é um parceiro muito importante para o Japão, e o Piauí faz parte deste processo.

“Temos importantes parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e demais áreas. Também temos empresas em operação no agronegócio. Então, nosso desafio é expandir os laços econômicos”, considera.

Além disso, o governador Rafael Fonteles explica que existe uma parceria educacional há pelo menos duas décadas entre Japão e Piauí.

“O governo japonês financia, com bolsas, para que brasileiros estudem no Japão. Proporcionalmente, o Piauí foi o Estado que mais enviou estudantes para fazer graduação ou pós-graduação no Japão. Em 20 anos, foram 150 estudantes. É uma relação antiga que será aprofundada. Recebemos apoio para enviar mais estudantes”, revela.

Reunião institucional reforça as relações entre o Piauí e Japão (Foto: Divulgação/Governo do Piauí)

O encontro diplomático acontece dois meses após missão de Rafael Fonteles no Japão. O governador lembrou que, durante a viagem, em novembro do ano passado, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com foco em hidrogênio verde.

Além do embaixador Teiji Hayashi, também participaram da audiência Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil; e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading