Navio com 16 mil animais é abandonado depois de ameaça terrorista

Na terça-feira 30, um navio que transportava aproximadamente 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos foi abandonado na costa da Austrália depois de ser obrigado a abortar uma viagem em direção ao Mar Vermelho. O navio abandonado foi o estopim para protestos de defensores dos animais.

Navio abandonado tinha como destino Israel

O navio MV Bahijah deixou a costa australiana no dia 5 de janeiro e, de acordo com a CNN, tinha como destino Israel, país no qual deveria descarregar. Porém, a embarcação desviou-se de seu curso por causa de uma ameaça de ataque do grupo terrorista Houthi, milícia do Iêmen. Assim, o navio foi enviado de volta para casa a mando do governo da Austrália.

Os animais poderiam ser descarregados na Austrália, onde a lei estabelece regras de biossegurança que inclui, por exemplo, a quarentena; os animais também poderiam ser enviados de volta ao mar para uma viagem de quase dois meses a Israel. Porém, esta possível nova viagem seria feita contornando a África, pelo Cabo da Boa Esperança, a fim de evitar o Mar Vermelho.

navio animais
Rebecca Tapp, da organização Stop Live Exports, observa navio à deriva com cerca de 16 mil animais | Imagem: Reprodução/Corporação de Transmissão Australiana

“Esses animais já passaram 24 dias no mar, com potencial estresse térmico e má ventilação; permanecendo sobre os seus próprios dejetos. Eles vão ficar extremamente estressados”, disse Rebecca Tapp, na ONG Stop Live Exports (Parem as Exportações Vivas).

Tratamento ‘desumano’ para com os animais

A militante da ONG e observadora do navio abandonado disse ainda que “nós gostaríamos de ver os animais retirados do navio e tratados aqui na Austrália. Deixá-los no navio por mais tempo e a ideia de enviá-los de volta pelo mar por 33 dias é desumano. Temos perguntado ao governo estadual e ao governo federal qual é o plano. Parece que não há um plano coerente”, completou Rebecca.

De acordo com grupos agrícolas e exportadores, os animais a bordo do navio MV Bahijah estão bem de saúde, porém tendo de enfrentar temperaturas de aproximadamente 40ºC. No entanto, os membros da ONG discordam desta afirmação.

Ataques a navios no Mar Vermelho

Naquela região, o encalhe é o mais recente impacto dos ataques terroristas a navios no Mar Vermelho, que é a principal rota marítima entre a Europa e a Ásia. Os ataques desestabilizam o comércio global. E a Austrália, com sua indústria de exportação de animais vivos, é enormemente prejudicada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies