‘Não falo com o embaixador de Israel no Brasil, apenas com o chefe dele’, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse, na sexta-feira 10, que não fala com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, mas, sim, com o chefe do diplomata, o chanceler Eli Cohen.

A fala se deu em meio ao suposto convite de Zonshine a Jair Bolsonaro para participar de uma audiência na Câmara com a oposição. Deputados de direita, na verdade, chamaram o ex-presidente para assistir às imagens de crimes praticados pelo grupo terrorista Hamas.

O presidente Jair Bolsonaro chega à Câmara dos Deputados para participar de uma reunião com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, com o objetivo de ver imagens dos crimes do Hamas | Foto: Marina Agostine/ Revista Oeste

Depois do encontro, veio a público a informação segundo a qual Bolsonaro teria intermediado a liberação de brasileiros em Gaza com dificuldades para deixar a cidade.

“Cohen deu garantia de que os brasileiros estavam na próxima lista, o que aconteceu, mas não saíram”, disse Vieira, a GloboNews, ao ser interpelado sobre a atuação de Bolsonaro e Zonshine. “Eu só posso me referir a fatos concretos, oficiais.”

“Eu não falo com o embaixador de Israel no Brasil. Eu falo com o chefe dele, que é o ministro das Relações Exteriores”, responde Mauro Vieira, ao ser questionado sobre encontro de Daniel Zonshine com Bolsonaro. “Eu só posso me referir a fatos concretos em contatos oficiais, de… pic.twitter.com/PLUENuu90M

— GloboNews (@GloboNews) November 10, 2023

Fala de Vieira sobre o embaixador de Israel repercute mal

O tom da fala do chanceler repercutiu mal, nas redes sociais. Internautas acusaram o ministro de “arrogante”.

Um dos que se pronunciou foi o ex-senador Arthur Virgílio, também diplomata. Conforme Virgílio, Vieira é “tutelado” pelo assessor especial da Presidência, Celso Amorim, que chefiou a diplomacia brasileira em outros governos do PT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies