Mulher processa AstraZeneca depois de vacina contra covid

Uma mulher argentina de 39 anos moveu uma ação judicial contra a AstraZeneca e o governo do país vizinho. Flavia Ochoa alega ter sofrido efeitos adversos depois de tomar a vacina contra a covid-19. Uma reportagem sobre o caso foi publicada pelo jornal La Nación desta terça-feira, 14.

Após a injeção, neurologistas diagnosticaram na paciente síndrome de Guillain-Barré, condição que resultou em quadriparesia, que é a perda da função motora nos quatro membros. Segundo os médicos, houve associação entre a doença e a vacina.

O processo judicial contra o laboratório tramita na Justiça Federal argentina desde janeiro de 2022. A mulher pede uma indenização de 100 milhões de pesos.

Nos autos, a vítima afirma ter sido pressionada tanto socialmente quanto no ambiente de trabalho para se vacinar. Após receber a dose, ela teria começado a sentir fortes dores e fraqueza nas pernas, que rapidamente evoluíram para a incapacidade de ficar em pé.

O processo pede compensações por danos morais, invalidez, perda de qualidade de vida e da capacidade de trabalhar.

O outro lado

Em resposta ao jornal La Nación, a AstraZeneca afirmou que não comenta processos judiciais em andamento. “Estendemos nossas mais profundas condolências a qualquer pessoa que perdeu um ente querido ou relatou problemas de saúde”, disse o laboratório. “A segurança do paciente é a nossa principal prioridade, e as autoridades reguladoras têm padrões claros e rigorosos para garantir o uso seguro de todos os medicamentos, incluindo vacinas”, declarou a empresa.

AstraZeneca reconhece “efeito adverso raro”

A AstraZeneca reconheceu pela primeira vez em um tribunal que sua vacina contra a covid-19 pode causar um “efeito adverso raro”. Conforme noticiado pelo jornal britânico The Telegraph, a farmacêutica enfrenta uma ação coletiva movida por 51 famílias, que exigem uma indenização de até £ 100 milhões (aproximadamente R$ 650 milhões).

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies