Mossad ajuda Brasil a desarticular Hezbollah em operação da PF, diz Israel

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quarta-feira, 8, que o Mossad, agência de espionagem do país, colaborou com autoridades brasileiras na operação que frustrou um ataque no Brasil planejado pelo grupo terrorista Hezbollah, apoiado pelo Irã.

Dois suspeitos ligados a uma célula do Hezbollah foram presos pela Polícia Federal (PF). Eles planejavam realizar um atentado contra alvos da comunidade judaica no Brasil.

Apoio do Mossad

O gabinete de Netanyahu afirmou que a PF contou com a ajuda do Mossad e de outras agências internacionais. O alvo da ação é uma rede que opera não somente no Brasil, mas em outros países.

“O Mossad agradece aos serviços de segurança brasileiros pela prisão de uma célula terrorista que era operada pelo Hezbollah para realizar um ataque a alvos israelenses e judeus no Brasil”, disse o gabinete do primeiro-ministro israelenses no comunicado.

De acordo com o governo de Israel, o Hezbollah e o Irã têm utilizado a guerra para planejar ataques contra alvos israelenses e ocidentais.

“O Mossad continuará operando para prevenir esses ataques onde e quando for necessário”, ressaltou em nota.

Operação da PF

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 8, a Operação Trapiche, contra alvos suspeitos de planejar ataques terroristas no Brasil. Eles também são suspeitos de terem ligações com o Hezbollah. Duas pessoas foram presas.

A operação aconteceu em meio à guerra entre Israel e Hamas, aliado ao grupo terrorista libanês.

Segundo a PF, o objetivo da operação é interromper atos de terrorismo e investigar um possível recrutamento de brasileiros para esse tipo de ação no país.

A operação contou com colaboração de autoridades israelenses e norte-americanas.

A PF informou que a célula do Hezbollah planejava ataques contra prédios da comunidade judaica no Brasil.

Agentes da Polícia Federal fizeram buscas em 11 endereços, sendo 7 em Minas Gerais, 3 no Distrito Federal e 1 em São Paulo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading