Morre aos 82 anos Hage Geingob, presidente da Namíbia

Morreu neste domingo, 4, o presidente da Namíbia, Hage Geingob. Ele tinha 82 anos e estava internado em um hospital da capital do país, Windhoek, onde se submetia a tratamento médico contra o câncer. 

+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste

De acordo com o The Guardian, em 2013, Geingob passou por uma cirurgia cerebral e, em 2023, por uma cirurgia na aorta, na vizinha África do Sul.

O governo anunciou oficialmente a morte do presidente às 0h04 do domingo, no horário local — ou às 19h04 deste sábado, 3, no horário de Brasília.

Depois da independência da África do Sul, na década de 1990, Geingob tornou-se o primeiro primeiro-ministro do país. Em 2014, foi eleito o terceiro presidente da Namíbia, sendo reeleito em 2019.

Nascido numa aldeia no norte da Namíbia, em 1941, Geingob foi ainda o primeiro presidente fora do grupo étnico Ovambo, que representa mais de metade da população do país.

Novo comando do país

O presidente em exercício, neste momento, é Nangolo Mbumba, que fez um pronunciamento à população, logo depois do falecimento:

“A nação namibiana perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa namibiana”, afirmou Mbumba.

De acordo com o novo chefe do Executivo, o Gabinete da Presidência vai se reunir em caráter de urgência para resolver questões burocráticas.

“Neste momento de mais profunda tristeza, apelo à nação para que permaneça calma e serena enquanto o Governo atende a todos os arranjos estatais, preparativos e outros protocolos necessários”, disse, em comunicado.

Pronunciamento do presidente interino circulou em rede nacional:

As próximas eleições presidenciais e parlamentares da Namíbia vão acontecer no fim de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies