Míssil de bomba atômica da Guerra Fria é encontrado em garagem nos EUA

Um míssil antigo e inerte, usado para transportar ogivas nucleares, foi encontrado na garagem da casa de um morador já falecido do Estado de Washington, nos EUA, segundo a polícia. As autoridades de Bellevue responderam, na quinta-feira, 1º, a uma denúncia de que haveria um míssil de nível militar na garagem de uma casa na cidade, do outro lado do Lago Washington, em Seattle.

A polícia informou que um museu da Força Aérea em Dayton, Ohio, ligou na noite da quarta-feira 31 para relatar uma oferta de doação do item, que um vizinho disse ter sido comprado em uma venda de imóveis.

Membros do esquadrão antibombas inspecionaram o objeto enferrujado e descobriram que se tratava de um Douglas AIR-2 Genie (antiga designação MB-1), um míssil ar-ar não guiado projetado para transportar uma ogiva nuclear. Não havia nenhuma ogiva acoplada e nenhum combustível para o míssil — “o que basicamente significa que o objeto era um artefato não explosivo”.

“Como o objeto era inerte, e os militares não solicitaram sua devolução, a polícia o deixou com um vizinho para restaurá-lo e exibi-lo em um museu”, explicou a polícia.

EUA (Interna)
Não havia nenhuma ogiva acoplada e nenhum combustível para o míssil — ‘o que basicamente significa que o objeto era um artefato não explosivo’ | Foto: Divulgação/Polícia de Bellevue

Polícia dos EUA admite que ocorrência é rara

De acordo com a Air Force Armament Museum Foundation, o míssil ar-ar não guiado foi usado pelos Estados Unidos e pelo Canadá durante o período da Guerra Fria, quando a interceptação dos bombardeiros estratégicos soviéticos era uma das principais preocupações militares.

Em julho de 1957, um Genie foi lançado a cerca de 5,5 mil metros de um interceptador F89J e detonado sobre Yucca Flats, Nevada, o primeiro e único teste de detonação de um míssil ar-ar dos EUA com uma ogiva nuclear.

“E acreditamos que levará muito, muito tempo antes de recebermos outra chamada como essa novamente”, comentou a polícia no Twitter/X, acrescentando um emoji de míssil.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies