Ministro de Lula diz que não conhece o embaixador de Israel no Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse, neste domingo, 12, que “não conhece” o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, no cargo desde 2021.

Vieira deu a declaração em resposta a jornalistas que o interpelaram, sobre a possibilidade de uma “queixa formal” do Brasil a Israel, em virtude de suposto posicionamento político de Zonshine.

Vieira chamou ainda de “desinformação” a tese segundo a qual o ex-presidente Jair Bolsonaro intermediou a soltura de brasileiros que estavam presos em Gaza.

“Posso dizer que todo o esforço para a libertação dos brasileiros, desde o início, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele, acompanhamento diário”, disse o chanceler, durante entrevista coletiva. O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine | Foto: Divulgação 

Conforme Vieira, ele foi o interlocutor de todos os contatos com os governos envolvidos. “Isso resultou na conclusão exitosa desse acordo entre todos os países”, afirmou. “Isso é o que eu posso dizer, isso é o que existe. Além disso, eu acho que é desinformação.” O chanceler recebeu jornalistas no Itamaraty.

Há poucos dias, Vieira citou Zonshine ao dizer que não conversa com o diplomata, mas, sim, com o “chefe dele”, em Israel.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies