O presidente e CEO da Microsoft Corporation, Satya Nadella, anunciou que a empresa de Bill Gates contratou Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, empresa dona do ChatGPT.
Nadella anunciou a contratação no Twitter/X no último domingo, 20. Na sexta-feira 17, Altman foi deposto da OpenAI. Greg Brockman, presidente do parecer da empresa, renunciou ao missão em protesto contra a deposição de Altman. Nadella anunciou que Brockman também foi contratado pela Microsoft.
Na rede social, Nadella disse que a Microsoft continua comprometida com sua parceria com a OpenAI. Também disse que estão ansiosos para saber a novidade liderança da empresa. Sam Altman e Greg Brockman vão liderar uma novidade equipe de pesquisa avançada em perceptibilidade sintético (IA) na Microsoft.

“Estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma novidade equipe de pesquisa avançada em IA”, disse Nadella no Twitter/X. “Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso.”
Altman tentou retornar ao comando da OpenAI antes de ser contratado pela Microsoft. Mas o parecer da OpenAI se recusou a admitir os termos propostos por Altman. A empresa tornou o ex-executivo-chefe da Twitch, Emmet Shear, uma vez que CEO interino da OpenAI.
Com o ChatGPT, Sam Altman se tornou o maior nome da perceptibilidade sintético. A geração de uma das startups mais valiosas da tecnologia também contribuiu para sua aproximação com a Microsofit, que é a principal investidora da OpenAI.
Na sexta-feira passada, a OpenAI disse que Sam Altman foi retirado porque “não era consistentemente sincero em suas comunicações” com o parecer de governo. O parecer perdeu a crédito em sua liderança da empresa.