Cidade mineira com pouco mais de 34 milénio habitantes, Araçuaí registrou o calor mais intenso dos últimos 18 anos, quando as medições no país passaram a ser monitoradas. De contrato com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros no município atingiram, no último domingo, 19, a temperatura de 44,8°C.
Localizada no Vale do Jequitinhonha, distante 678 km de Belo Horizonte, Araçuaí registrou o dia mais quente em quase duas décadas. O último recorde de temperatura no Brasil ocorreu no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), ao Sul de Teresina. Nessa data, o Inmet marcou na cidade 44,7°C.
Sucessivas ondas de calor
Somente nascente ano, essa foi a oitava vaga de calor que passou pelo país. Em decorrência de uma grande volume de ar sedento e condições mínimas para a formação de chuvas, as altas temperaturas atingiram principalmente as áreas centrais do Brasil,
O fenômeno teve início em 8 de novembro e permaneceu ativo até o último término de semana. Nesse período, o Inmet mapeou os pontos de maior aquecimento predominantes em dois Estados:
- Araçuaí (MG): 44,8°C, em 19 de novembro;
- São Romão (MG): 43,4°C, em 15 de novembro;
- Porto Murtinho (MS): 43,4°C, em 16 de novembro; e Corumbá (MS): 43,4°C em 14 de novembro.